quinta-feira, outubro 26, 2006

Descobrir radares de trânsito com o GPS

Os radares de trânsito encontram-se espalhados ao longo das estradas de forma a punirem os infractores que não cumprem os limites de velocidade. No entanto, ninguém resiste a saber por onde "andam" os radares de trânsito. Existe um sítio que disponibiliza esta informação actualizada, onde todos nós com a ajuda de um receptor de GPS (Global Positioning System) podemos colaborar indicando as coordenadas geográficas dos radares em todo o país. O autor desta iniciativa afirma que o objectivo da identificação e localização dos radares, possibilitada pelos GPS, através das coordenadas fornecidas pela nossa base de dados, não é incentivar o não cumprimento das regras de trânsito, é antes prevenir os condutores, dando-lhes toda a informação para que não sejam multados. A verdade seja dita, talvez esta estratégia consiga aquilo que os sinais de trânsito não conseguem: fazer cumprir os limites de velocidade.

http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=2945&PN=1

domingo, outubro 22, 2006

Viver uma segunda vida

Second Life é o nome do jogo disponível na Internet que permite viver-se uma segunda vida... virtual! É possível construir uma identidade virtual com personalidade própria para viver num determinado cenário: construir a sua casa, ter a sua profissão, os seus amigos, ir às compras ao cinema, apaixonar-se, etc. Tudo tem o seu custo, que se paga com dinheiro virtual. Tudo isto seria apenas mais uma excentricidade da Internet se o tema não tivesse sido já matéria de capa da Business Week. Existem muitas empresas interessadas nos mais de 180.000 jogadores envolvidos neste desafio, onde a vida real e a vida virtual se cruzam e já envolve dinheiro real.

http://secondlife.com/

Jogar sem teclas, sem rato, ... (continuação)

Mais um conjunto de links interessantes com jogos, aplicações e screen-savers para webcams:

http://syfiarchives.com/
http://acidzebra.blogspot.com/2004/10/webcam-fun.html
http://www.extendedreality.com/webcam_game_motion_bubbles.html

segunda-feira, outubro 16, 2006

Os Grandes Portugueses

Descobridor ou inventor? Cientista ou poeta? Político ou artista? Corajoso ou talentoso? Quem é, para si, o maior português de todos os tempos… de Afonso Henriques até aos dias de hoje? É este o grande desafio que a RTP lhe lança:

http://grandesportugueses.rtp.pt

domingo, outubro 15, 2006

Jogar sem teclas, sem rato, sem joystick, sem gamepad, ...

Como dizia o nosso poeta Fernando Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Existem diversos jogos divertidos para instalar em vulgares computadores pessoais, mas ao contrário do que é costume, jogam-se sem teclas, sem rato, sem joystick, sem gamepad, apenas com uma webcam! Mas digamos que este tipo de jogos são mais salutares. E porquê mais salutar? Desengane-se se pensa jogar confortavelmete numa sentado no sofá. Tem de movimentar a cabeça, os braços, saltar, pular, dançar e muito mais!
Talvez os mais conhecidos neste tipo de interactividade sejam o GameStar e o EyeToy. Mas aqui ficam mais sugestões (a maior parte são gratuitas e podem ser jogadas online; o único requisito é ter uma webcam):

http://www.ironforum.com/archive/index.php/t-786.html
http://www.flashguru.co.uk/maelstrom/?example=webcam%20mirrors
http://www.newgrounds.com/portal/view/330392
http://www.extendedreality.com/webcam_games_info.html
http://downloads.vnunet.com/download/webcam+tools/
webcam+morpher+gold+1.0/_36440.html#Webcam
http://www.newgrounds.com/collection/webcamgames.html
http://www.shareup.com/VM_Webcam_Games-download-19664.html

quinta-feira, outubro 05, 2006

O Lidador das Cinzentas

Quantos de nós já tiveram a vontade de se encontrar no lugar de um Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Miss Marple, entre muitos outros detectives a desvendar mistérios, quase indecifráveis? Pois bem, aqui está um sítio em português que faz as delícias de qualquer detective:

http://danielfalcao.net/ (todos os meses com um novo boletim policiário da Câmara Municipal da Maia com a colaboração da Tertúlia Policiária do Norte) e

http://clubededetectives.blogspot.com/ (o blog que acompanha, a par e passo, o torneio "Clube de Detectives")

Aplicações "portáveis"

Está de regresso o conceito de portabilidade nas aplicções informáticas. Actualmente é possível
transportar centenas de MB ou mesmo GB no bolso, em algo do tamanho de um porta-chaves, como as vulgares pen-drives . Estes utensílios servem para transportar músicas, filmes, imagens, aplicações e muito mais. Contudo, as aplicações necessitam de ser instaladas e não correm directamente no dispositivo. Mas nem todas as aplicações! Imagine levar uma pen-drive com processador de texto, folhas de cálculo, programas para visualizar e editar imagens, navegador preferido, entre muitas outras aplicações para qualquer lado, sem ter de reinstalar nada e correr directamente da pen-drive?! Mesmo que seja necessário mudar de pen-drive, ou mudar para outro sistema de armazenamento a instalação é muito simples... apenas copiar! Alguns links interessantes sobre o conceito:

http://portableapps.com/
http://www.essentialpim.com/

Para premiar blogs

A Deutsche Welle recebeu mais de 5,5 mil sugestões de candidatos ao concurso internacional de weblogs, o The BOBs 2006. O júri internacional, composto por jornalistas independentes, pesquisadores de mídia e especialistas em weblogs têm a difícil tarefa de avaliar todos eles e nomear os melhores, que passarão então à fase final. Nesse meio tempo estão todos convidados a escolher os seus favoritos:

http://www.thebobs.com/

domingo, outubro 01, 2006

O leilão das vacas

E a exposição Cowparade (já mencionado anteriormento neste Blog) terminou com o leilão de 72 das 101 vacas coloridas que posaram pelas ruas de Lisboa. O preço de base foi de 1 500 EUR, à exepção da vaca pintada pelo artista português José de Guimarães, cuja base de licitação foi de 20 000 EUR.

http://cowparadelisboa.sapo.pt/

O leilão decorreu no passadao Sábado, 30 de Setembro, e angariou um total de 420 600 EUR. A vaca Portucow foi leiloada por 13.500 euros, sendo a mais cara das vacas da exposição que foram leiloadas. Ver mais em:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=245038