quinta-feira, janeiro 31, 2008

Instalar jogos no telemóvel

O telemóvel é mais do que um instrumento de comunicação. Para além de outras utilidades, é sempre uma referência para entretenimento com jogos em JAVA. Existem duas formas de instalar jogos no telemóvel: através da ligação ao computador (por cabo, bluetooth, infra-vermelhos, cartão de memória, wifi, etc.) ou através de servidores apropriados. No entanto, são muitas as vezes que já dispomos do jogo que pretendemos (ou seja, já temos os ficheiros *.jar e *.jad) mas não temos uma forma tão simples de passar o jogo para o telemóvel. No entanto existem servidores, para onde é possível fazer upload do jogo e posteriormente é fornecido um endereço para acedermos através do telemóvel. Este serviço é gratuito. De considerar apenas os custos de acesso à Internet pelo telemóvel do seu operador. Saiba mais e experimente em:

http://euploader.com/index.php?set_lang=uk

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Logótipos associados ao futebol

A sugestão de hoje é novamente um link interessante sobre logótipos. Mas desta vez são logótipos associados a competições de futebol. Estão aqui os símbolos de ao longo dos anos. Por exemplo o World Cup, Confederations Cup, World Youth Championship, U-17 World Cup, AFC, CAF, CONCACAF, CONMEBOL, OFC, UEFA, European Championship, etc. Os logótipos estão disponíveis em formato GIF. (Não resisti em relembrar o Euro 2004!)

terça-feira, janeiro 29, 2008

Conjugação de verbos

Pense num verbo e recorde os tempos da escola primária a conjugar esse verbo. Pois se houver alguma dúvida, o "Conjuga-me" tem a resposta: apresenta as conjugações para todos os tempos, singular e plural. Outra sugestão é o "Verb2Verbe", apenas em Inglês e em Francês, mas ainda assim uma excelente ferramenta para aprender. Falta mesmo uma versão centralizada para conjugar verbos em várias línguas, incluindo, claro está, o Português!

http://www.conjuga-me.net/
http://www.verb2verbe.com/

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Teclas de atalho

Mais conhecidas por shortcuts e hotkeys, as teclas de atalho estão presentes em quase todas as aplicações informáticas. Uma ferramenta muita discreta, que por vezes descobrimos por acidente, revela-se ideal para aumentar a velocidade da utilização da aplicação informática. Felizmente têem vindo a seguir um modelo mais ou menos normalizado, como o célebre "Copy&Paste" ou copiar e colar (Ctrl+C e Ctrl+V). Melhor mesmo para quem não esteja familiarizado é consultar a maior base de dados de teclas de atalho, a KeyXL. Estão presentes diversos sistemas operativos e milhares de aplicações. Esta sugestão foi recolhida da Wikipedia, que tem uma secção também destinada a teclas de atalho de forma mais ilustrativa, mas não tão completa. Utilizar teclas de atalho evita viagens de quilómetros do rato!

domingo, janeiro 27, 2008

Dicionário em inglês online

O dicionário é sempre uma ferramenta sempre necessária para qualquer língua, nomeadamente a língua inglesa, talvez a mais predominante na Internet. AskOxford.com é uma nova sugestão de dicionários online de inglês, com a qualidade da Oxford. O segundo link serve para saber como pronunciar correctamente a palavra a pesquisar no dicionário (é possível descarregar o ficheiro em formato WAV).

http://www.askoxford.com/dictionaries/?view=uk
http://www.m-w.com/dictionary/

sábado, janeiro 26, 2008

A mania dos "pixels" (2)

Outro serviço de venda de pixels é o PubliPixel. Os autores garantem ser um sistema muito simples, com o compromisso de o anúncio ficar no ar até 3 anos. A diferença em relação aos links já referidos sobre este tema, é a possibilidade de também ganhar dinheiro. Também arrisquei com o Links Interessantes, quem sabe...

A mania dos "pixels"

A mania dos pixels pegou desde o "Million Dolar Homepage". Já foram sugeridos diversos links interessantes com inicitivas semelhante, uns com mais sucesso do que outros ("Pixels Institucionais", "Ajude a AMI", etc). Agora é a vez do PixelTuga, onde pode reservar pixels de forma gratuita, ainda que sujeito a algumas limitações. Saiba mais e reserve já alguns pixels para o seu link. Tem direito a dez quadrados gratuitos e aparecem em tempo real.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Imensos logótipos de marcas

Pense numa marca. Nacional ou internacional. De automóveis, computadores, telemóveis, empresa de serviços, roupas, alimentação, seguros, viagem, saúde, de qualquer coisa. Agora descubra o logótipo dessa marca! Um leitor deste blog sugeriu o Brands of The World, com uma galeria imensa de logótipos de marcas conhecidas. Os logótipos estão disponíveis em alta qualidade (formato EPS) para que possam ser utilizados para diversos fins, desde que cumpra os respectivos direitos. Os logótipos podem ser procurados directamente pela marca ou através de categorias. A pesquisa é bastante eficiente. São inúmeras as empresas portuguesas e brasileiras!

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Por uma vida sem tabaco

Agora que muito se fala nas novas regras de proibição de fumar que entraram em vigor em Portugal no ano de 2008, sugiro um link interessante sobre o tema. Destina-se a quem não pretende começar, a quem pretende parar e aos fumadores passivos. Eu enquadro-me no último grupo. Onde? Não preciso de ir aos casinos, discotecas, ou outros locais fechados onde seja permitido fumar. Basta frequentar os transportes públicos, pois logo à saída destes, ainda que seja em espaço aberto, são muitos os fumadores que não aguentam mais uns segundos e sacam logo do vício. Mas também considero que só a proibição não chega e não seja a melhor forma para resolver o problema. Por isso, talvez este link em mais de 20 línguas seja uma boa ajuda.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Qual é coisa qual é ela...

Qual é coisa qual é ela, que cai no chão e fica amarela? Simples, não é? Então
e qual é a coisa, qual é ela, que no alto está, no alto mora, chama a gente para dentro e ela fica de fora? Simples? Uma mais difícil: qual é o animal que de manhã anda com quatro pernas, ao meio-dia com duas e à noite com três? Esta ainda mais difícil: grande, grosso, abatatado; direito ou de menino; curvo, torto, arrebitado; cresce desde pequenino! As adivinhas são sempre muito divertidas e ideais para passar uns momentos agradáveis na companhia dos mais novos ou dos menos novos que têm muitas para contar! Existem de certo outros mais links interessantes com adivinhas, mas mais importante que os links é a ideia de pesquisar sobre este tema. (as soluções destas adivinhas estão disponíveis nestes links!)

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index2.html
http://www.eps-aveiras-cima.rcts.pt/links.htm

terça-feira, janeiro 22, 2008

Descobrir o tipo de letra

Outra das maravilhas online na Internet: reconhecer o tipo de letra, para além das mais vulgares como "Arial", "Times New Roman", "Courier", "Verdana". Por vezes temos um tipo de letra que pretendemos reproduzir num documento, mas desconhecemos o respectivo nome. É sempre possível procurar por comparação, mas é mais demorado e não temos a certeza se dispomos desse tipo de letra. Uma solução é gerar uma imagem com algumas letras e surpreenda-se com os resultados!

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Gravar vídeos do Youtube no seu computador

É muito provável que já tenha precisado, precise ou venha a precisar de gravar um vídeo que acabou de ver algures na Internet, como por exemplo no Youtube. Existem algumas aplicações capazes de o fazer. Mas o melhor mesmo seria uma ferramenta online capaz dessa proeza sem ter de instalar nada no computador. E essa ferramenta existe, chama-se Kcoolonline: é só introduzir o link do vídeo pretendido e o ficheiro é gerado. Funciona com Google, Myspace, Youtube e mais de 136 sítios de vídeos online. Grava em formato FLV, com o qual pode ser visualizado ou convertido noutro formato.

domingo, janeiro 20, 2008

Ouvi dizer que também é do melhor

Ouvi dizer que havia outro link interessantes semelhante ao domelhor.pt para dar a conhecer as notícias mais recentes . Os artigos são submetidos para análise e ao invés da aprovação vir de um editor, é feita pelos próprios leitores que votam nas matérias que merecem vir para esta primeira página.

http://www.ouvidizer.com/

sábado, janeiro 19, 2008

Compilação dos melhores anúncios publicitários

Os melhores clips publicitárias na Internet, televisão e telemóveis. Alguns são conhecidos por cá, outros nem por isso. Ainda que seja publicidade, a compilação merece a visita. Uma nota muito importante: para usufruir deste link, necessita de um acesso à Internet com muito boa largura de banda!

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Muito louco e viciante

Não se percebe muito bem qual o objectivo. Mas é verdade é que quando dou por mim, já passaram uns bons minutos a experimentar "arte"! Sim, na minha opinião, é arte! Imagine água, fogo, areia, formigas, ventoinhas, homens a lutar, magma, vírus, vento, fogo-de-artifício, bolhas, bolas, muita cor e movimento. Depois é espalhar as coisas ao "gosto do freguês" e ver aquilo tudo a mexer. É giro! Grava, partilha com os amigos, pode ver e alterar também a obra deles. Obrigado pela sugestão Nuno!

Foi bom enquanto durou...

Como diz o velho ditado "quando a esmola é muita, o pobre desconfia". Mas "foi bom enquanto durou". Obrigado a todos os leitores que fizeram esse reparo. Já fazia conta de procurar mais alguns MP3 cujos CD não encontro. Esperamos outro link tão ou mais interessante! Como sempre aceitam-se sugestões! Ainda assim, vou procurar visitar o link periodicamente, para saber um pouco mais sobre este link.

http://buscamp3.downloadingall.us/

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Definr: o dicionário mais rápido

Enquanto escreve a palavra que pretende pesquisar no dicionário, aparecem todas as possíveis combinações começadas pelas letras que já digitou. Extremamente rápido por isso e porque pode criar links de forma rápida com o sinónimo da respectiva palavra. Com o algoritmo DefinrBot, é possível completar 190.000 palavras por segundo e traduzir mais de 10.000 também por segundo. Espera-se algo semelhante em português!

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Pandora fora da "Bushlândia"

A Pandora voltou a abrir-se. Numa das visitas ao sítio do "Velho" descobri que alguém abriu a Pandora para além da "Bushlândia"! Mas para se manter, vai ter mesmo de pedir esmola. Descubra porquê.

http://globalpandora.com/

terça-feira, janeiro 15, 2008

Prince-of-Persia online

É sempre uma nostalgia recordar os velhos jogos que nos acompanharam na infância ou na adolescência e que trazem com eles memórias de outros tempos. Mas não deixa de ser impressionante o esforço que era necessário para conseguir um jogo como o Prince-of-Persia que se gravava em diskettes (a propósito, ainda se lembram da diskette?!). Agora está disponível para ser jogado online e de forma gratuita. Esta versão está muito fiel ao original, quer no enredo, jogabilidade, gráficos e som.

(este já não funciona: http://www.onlinegames.com/princeofpersia/)
http://jogosonline.clickgratis.com.br/classico/prince_of_persia...

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Busca MP3

Procura uma música em MP3? Então aqui encontra e de forma gratuita. Pode fazer download ilimitado de músicas. Leu bem. Experimentei procurar várias músicas e encontrei todas e em várias versões! Já parecia os velhos tempos do Napster. Algo estranho sem dúvida! Contudo aproveite enquanto existe e ajude a manter este sítio com os anúncios publicitários.

domingo, janeiro 13, 2008

Dicas para computador

Um sítio repleto de dicas interessantes para não se "afogar" em problemas (o logótipo deste é uma bóia!). Actualizado diariamente, fornece inúmeras dicas principalmente no âmbito das tecnologias informáticas, como por exemplo novas aplicações, jogos, consolas, música, sistemas operativos, novidades na Internet, mas o melhor mesmo são as dicas para tirar o máximo partido do seu computador. Mesmo assim, até tem uma dica para construir um "ar-condicionado caseiro"...

sábado, janeiro 12, 2008

O 1º site a dar notícias de humor em Portugal

O stand-upmagazine.com tem notícias de espectáculos, crónicas, reportagens e outros textos humorísticos, curiosidades da vida nacional e não só. Conta com a colaboração de diversos humoristas, com uma galeria de fotos e vídeos dignos de serem vistos.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Jogos tradicionais

Desta vez também são jogos, mas não no computador e muito menos online. Mas de certeza que conhece e já praticou pelo menos um deles: macaca, cabra-cega, berlindes, bilas ou guelas, saltar à corda, escondidas, apanhada, lencinho, mata, pião, malha, sirumba, futebol humano, besta, elástico, entre outros. Se não conhece ou nunca praticou pelo menos um destes jogos, não deve ser deste planeta... Aqui ficam algumas sugestões, mas aproveite para descobrir mais links interessantes sobre jogos tradicionais e visitar também os excelentes sítios onde estão integrados estes links.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

As palavras que não te direi

São aquelas palavras proibidas, que aprendemos a não pronunciar desde criança a adulto, em casa, na escola, no trabalho, mas que por vezes não resistimos em determinados estados de alma. Não deixam de ser palavras feias. Palavrões. Mas a verdade é que talvez seja relevante aprender o significado e porque não devem ser ditas. Em especial quando são noutras línguas e inocentemente não sabemos o significado.

http://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_profanity

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Testar se o número é primo

Ainda a propósito de números primos, algumas ferramentas online permitem testar se um dado número é primo. E uma dessas ferramentas está disponível num link sobre conversões de unidades já referido aqui.

terça-feira, janeiro 08, 2008

A magia dos números primos

A Matemática por mais fantasmagórico que seja para alguns, não deixa de fascinar. E talvez uma das magias mais emblemáticas seja o segredo dos números primos. Um número primo é todo o número inteiro que só é divisível por ele e pela unidade. Mas na realidade, o número primo é muito mais do que isso. Está presente todos os dias, por exemplo, quando fazemos pagamentos ou levantamentos por multibanco, mais propriamente no código de encriptação para tornar a operação mais segura. E porquê? Porque é difícil encontrar o respectivo número primo. Existem desafios por todo o mundo com prémios dourados. Ainda sem resolver o mistério, vejam-se as curiosidades que já foram descobertas.


Existem muitos mais links interessantes sobre números primos e, claro está, a Wikipedia é sempre uma referência:

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Ser capa de revista









Já imaginou ser capa de revista famosa como a Time, National Geographic, Cosmopolitan, GQ, Seventeen, People, Vogue, Fortune, Maxim entre outras? Ainda vai a tempo. Não precisa de ser famoso nem de um feito heroico. É só preciso ter uma fotografia e fazer upload...

http://www.magmypic.com/

domingo, janeiro 06, 2008

Skoool.pt, um novo conceito de aprendizagem

O skoool.pt é um projecto que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Castelo Branco e a Intel Corporation uma ferramenta educativa de soluções multimédia criada pela Intel® Innovation Centre para o seu uso no campo das ciências e da matemática quer por professores quer por aluno. Vai encontrar lições de matemática, física, biologia, química, com diversos vídeos, animações e outras ferramentas. Muito rápido e intuitivo, genial para jovens que estejam no 1º e 2º ciclos. Tem ainda programas para download muito pedagógicos e divertidos!

http://www.skoool.pt/ - versão portuguesa
http://www.skoool.com/ - versão internacional

sábado, janeiro 05, 2008

Jogos na Web

Jogos na Web disponibiliza online imensos jogos em Flash. Desde acção/aventura, arcade, desporto, puzzle/estratégia, estão todos explicados em português. De salientar alguns dos melhores como: Sky Fighter, Turret Defense 2, Shrunken Heads, 3D Pong Curve Ball, Deadtree, Tangram, entre outros. Atenção, pois são várias dezenas!

http://www.jogosnaweb.com/

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Bandeiras 3D animadas para a sua página

Um link com bandeiras em 3D, animadas, com tamanhos e fundos diferentes. Este link já tinha sido sugerido anteriormente, mas houve alterações no endereço. Obrigado aos leitores que fizeram essa observação! Recordo que existem muitos links interessantes que podem ser consultado no arquivo do blog.

Criar GIF animados online

No Links Interessantes, tem-se vindo a privilegiar aplicações online. O GifUp é uma aplicação que permite gerar GIF animados de forma online. Pode importar imagens, adicionar efeitos, animações, textos e como resultado um excelente "avatar" para utilizar nos fóruns onde participa. Experimente.

http://www.gifup.com/

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Bluetooth: bluesnarfing, bluejacking, bluebugging

Ainda a propósito de tecnologias sem fios, o bluetooth é aquela que, discretamente, tem-se vindo a afirmar cada vez mais. Desde os telemóveis e respectivos acessórios auriculares, PDA, receptores de GPS, leitores de MP3, máquinas fotográficas digitais, computadores pessoais e respectivos acessórios sem fios como ratos ou até mesmo em alguns electrodomésticos, o protocolo bluetooth está um pouco por todo o lado. De curto alcance e fraca largura de banda, mas mesmo assim serve para muita coisa, em especial nos telemóveis: troca de contactos, sincronização, enviar ou receber uma imagem, toque ou outro ficheiro, ou até mesmo para controlo remoto do computador pessoal. E como sempre estas tecnologias trazem os seus riscos. Conseguir enviar uma mensagem despropositada para o telemóvel de quem por ali passa, ou mesmo roubar os contactos da lista telefónica, existem muitas histórias.

http://www.bluejackq.com/
http:// ... ataques-bluesnarfing-bluejacking-bluebugging/

quarta-feira, janeiro 02, 2008

As mais fixes engenhocas

De regresso às engenhocas mais originais que se possam imaginar como: porta-chaves com visualizador de fotografias digital, painéis solares para o seu telemóvel, leitor de MP3 ou mesmo portátil, utensílio para pregar sem se magoar, ferramenta como evitar choques de electricidade estática, t-shirts com o rank do seu blog, aquecedor de mãos USB, batons USB, refrigerador USB do tamanho de uma lata de Cola e muito mais.

http://www.coolest-gadgets.com/

terça-feira, janeiro 01, 2008

Bom Ano de 2008

http://www.2008.com/

Sim, este link também existe e é também interessante: a cidade de Beijing e os Jogos Olímpicos de 2008 na China. E esta hein?