sábado, maio 31, 2008

Leitura de livros por e-mail

Um novo conceito de motivação à leitura. É simples, prático e gratuito. A ideia é escolher um dos livros que estejam disponíveis e configurar os dias da semana que pretende receber por e-mail a quantidade trechos ou capítulos que desejar. Os livros custam dinheiro e não sabemos ao certo quem vai pagar os custos, mas se tiver sucesso, esta ideia pode vir a revelar-se um filão para a publicidade, quando possíveis patrocinadores perceberem a potencialidade (por exemplo: anúncios em cada e-mail enviado). Entretanto, há que experimentar.

sexta-feira, maio 30, 2008

Redimensionar imagens online

Em caso de necessidade de redimensionar uma imagem e não existirem ferramentas disponíveis, o Resizr é uma possível solução: redimensiona, roda, e grava em diversos níveis de qualidade e em JPG, GIF e PNG. Prático e simples. Aproveito também para lembrar algo que talvez muitos desconheçam: no explorador do Windows XP é possível também redimensionar uma imagem para enviar por e-mail (ver por exemplo aqui).

quinta-feira, maio 29, 2008

Texto escrito para texto falado

A sugestão não é inovadora, pois já são vários as links interessante para converter texto escrito em texto falado. No entanto, a sugestão de hoje é talvez uma das mais completas. Com mais de 20 idiomas incluindo o Português de Portugal e do Brasil e com diversas personagens, isto é, diversas vozes. Pode funcionar como entretenimento, como serve para aprender a pronunciar determinadas palavras noutras línguas. Experimente!

http://www.oddcast.com/home/demos/tts/tts...

quarta-feira, maio 28, 2008

Ficheiros secretos na Internet

Com a série televisiva e de culto Ficheiros Secretos despoletou um interesse sobre casos misteriosos e paranormais, vulgarmente baptizados como "x-files" por ficarem arquivados. Muitos destes ficheiros têm relatos fantásticos e até existem casos que foram considerados credíveis. O ministério da defesa britânico divulgou já alguns dos 160 ficheiros secretos com relatos de avistamento de ovnis e até encontros com extraterrestres (confesso que encontro "extraterrestres" quase todos os dias na vida quotidiana e na televisão, mas adiante...). Estes documentos, que cobrem um período entre 1978 e 1987, podem ser encontrados no sítio National Archives, mais precisamente em:

terça-feira, maio 27, 2008

Formatos de ficheiro

A todo o ficheiro gravado no computador está associado um formato, que pode ser identificado pela extensão (por exemplo: "teste.txt" corresponde ao ficheiro de nome teste com a extensão ".txt" que significa texto). Estes formatos ajudam a compreender qual o programa a que devem estar associados e o tipo de conteúdo. No entanto são muitos os formatos. Duas sugestões para saber mais sobre formatos de ficheiros: a primeira com uma lista de consulta rápida, enquanto a segunda sugestão permite uma pesquisa mais detalhada.

segunda-feira, maio 26, 2008

Conjugar verbos

Existem sempre dúvidas ao conjugar determinados verbos na nossa língua nativa. Mesmo agora que se espera o acordo ortográfico, não deixa de ser um link útil para evitar certos erros. E o mais curioso é o link ser brasileiro! Depois de algumas experiências fiquei convencido: mais de 280.000 registos na conjugação em todos os tempos e em todas as pessoas. Aprovado!

domingo, maio 25, 2008

Festival Eurovisão da Canção 2008 - resultados

Muito provavelmente vão pensar que sou fanático pelo Festival Eurovisão da Canção, uma vez que volto a sugerir o mesmo link, mas desenganem-se. Bem pelo contrário, levo a coisa para o lado satírico. Apreciei as músicas, algumas interessantes, outras nem por isso. A parte das votações é um "pagode": os vizinhos a votarem nos vizinhos. Com a Europa de leste cada vez mais fragmentada, é matematicamente mais provável a vitória ser de leste. Se Portugal antes não ganhava por diversas e especulativas razões, provavelmente no futuro vai ser ainda mais difícil. Ainda assim, se mantiver a tentação de participar no próximo festival proponho algumas medidas: prémios para os imigrantes de leste para que estes motivem as famílias a votarem na canção portuguesa, ou que esta seja escrita em cirílico, ou ainda convidarem o Mourinho ou o Ronaldo a cantar. De certo que nos passariam a conhecer...

http://www.eurovision.tv/

sábado, maio 24, 2008

Filmes panorâmicos interativos

A tecnologia promete. Desde as fotografias a preto e branco ao vídeo a cores, a tecnologia permite registar e recordar o passado, cada vez com maior resolução e qualidade. Agora imagine visualizar um vídeo em formato panorâmico, ou seja, 360º à sua volta e em tempo real! A demonstração parece ser convincente.

sexta-feira, maio 23, 2008

Festival Eurovisão da Canção 2008

Estava eu a preparar uma nova sugestão com um link interessante, enquanto assistia no cantinho do monitor à 2ª semi-final do Festival Eurovisão da Canção 2008. Portugal, o último participante, foi também o último "apurado" para a final. Foi então que resolvi adiar a sugestão de hoje e escolher este festival como o próximo link interessante. O Festival Eurovisão da Canção faz parte de uma fase da vida de todas as gerações, embora já tenha deliciado muito mais no passado. Mas na prática, por razões políticas ou pelos critérios de votação ou ainda pelas localizações geográficas e respectiva vizinhança de cada país, as classificações não são muito proporcionais à qualidade das canções.

Em tempos idos, numa conversa sobre este festival e talvez por influências matemáticas, resolvi fazer um cálculo estatístico dos mais simples que se possa imaginar. Avaliar os resultados de dois países, como o Reino Unido e, imaginem bem, Portugal. A ideia é simples: comparar os gráficos dos histogramas das classificações, ou seja, saber quantas vezes cada país ficou em 1º lugar, ou em 2º, ou em 3º, etc. Por exemplo, o Reino Unido foi por 5 vezes vencedor (1º lugar), 15 vezes em segundo, 6 vezes em 4º, etc. Portugal arrecadou o melhor resultado num modesto 6º lugar e com uma distribuição equilibrada a partir desta posição, com maior tendência para os 13º, 17º e 18º lugares. Comparem ambos os gráficos (o primeiro corresponde ao Reino Unido, o segundo corresponde a Portugal) e digam da vossa justiça. Será que a qualidade da música, melodia, letra, coreografia, cantores ou o quer que seja é a justificação? Mas as coisas estão a mudar, pois agora é a Europa mais a leste que está "na moda". Senão vejam os resultados mais recentes! Ainda assim, boa sorte Portugal!

(com transmissão em directo)
http://www.eurovision.tv/

quinta-feira, maio 22, 2008

Tu, alinhas? ou és "Betinho"?!

Tem estado muito em voga o "Tu Alinhas", um sítio na Internet que responde, ou procura responder às perguntas e dúvidas mais comuns nos adolescentes sobre drogas e substâncias. Neste sítio pode encontrar diversas explicações sobre as droga, a influência do consumo de drogas, salas de conversa, pode colocar dúvidas e até encontrar o tão polémico dicionário de "calão".

quarta-feira, maio 21, 2008

Gerador de passwords (2)

Se continua a ser pouco criativo para passwords seguras, aqui fica registada mais uma sugestão. Infelizmente a segurança das passwords é proporcional ao factor de esquecimento, quanto mais seguras, maior a probabilidade nos esquecermos delas. Aproveite também para revisitar as sugestões anteriores (ver aqui).

terça-feira, maio 20, 2008

Tipos de letras extravagantes

Desta vez a sugestão de tipos de letra (ou "fontes" dada a definição em inglês) é um pouco mais extravagante. Isto porque não são tipos de letra vulgares ou para usar em documentos correntes. São mais indicadas para cartazes, postais e revelar o artista que há em si! A página é simples e funcional. Para recordar as sugestões anteriores sobre tipos de letra, ver aqui.

http://www.fontcubes.com/rating

segunda-feira, maio 19, 2008

A mania dos PPT/PPS

É muito pouco provável que nunca tenha recebido um e-mail com um PPT/PPS recheado de slides de paisagens fantásticas, miúdas muito gostosas, com piadas e sátiras, com mensagens românticas e até mesmo com o pedido de reenviar a mais não sei quantas pessoas para que o desejo se realize... Mas em geral esses ficheiros, embora evaporem muita largura de banda, não deixam de ser agradáveis de ver. Mas perguntam, e muito bem, de onde vêem esses ficheiros? Foi do amigo, que recebeu do primo que enviou ao colega do vizinho que é irmão do tio de um conhecido... Recentemente descobri este link de alguém que resolveu compilar uma boa quantidade! Por acaso, eu também sou um pouco fanático a ponto de guardar o conteúdo deste e-mails (com PPT e não só: vídeos, imagens, etc) e periodicamente gravo a compilação em DVD. Quem saiba um dia partilhe este conteúdo na Internet!

domingo, maio 18, 2008

Muita música e muitos sons

Procurava eu uns sons e umas músicas de fundo para umas animações, quando me foi sugerido este recurso "Flash Kit" ideal para quem desenvolve conteúdo em Flash. Fiquei muito satisfeito, pois há uma grande variedade de criações sonoras. E resolvi partilhar aqui no blogue. No Flash Kit é possível escutar cada efeito sonoro de forma online, bem como ver as especificações mais técnicas e, se gostar, descarregar nos formatos MP3 ou WAV. Pode ainda votar e colaborar também com as suas criações.

sábado, maio 17, 2008

Montar + Fotografias = Montafoto

Nova sugestão para brincar com as suas fotografias digitais e mostrar o artista que há dentro de nós! A sugestão de hoje permite converter imagens em texto, acrescentar molduras, criar calendários, criar os seus cartões de visita, envelhecer fotos, acrescentar icons à fotografia, criar mosaicos, gerar o negativo, criar um papel de parede, criar um selo antigo, transformar em fotografia a preto e branco, enfim, uma panóplia de opções!

http://www.montafoto.com/

sexta-feira, maio 16, 2008

Distribuição geográfica dos crimes

Pode parecer estranho, mas com um pouco mais de atenção este link revela-se talvez um bom contributo no combate ao crime. A ideia do Wikicrimes é registar ocorrências criminais no computador directamente num mapa digital o local onde tenha ocorrido diversos tipos de crime (furto, roubo, tentativa de furto, homicídio, violência doméstica, abuso de autoridade, etc). Wikicrimes não é um projecto desenvolvido por uma instituição policial. Trata-se de um projecto de cidadania. Ajuda a perceber onde são cometidos mais crimes e deixa um aviso que pode revelar-se importante.

http://www.wikicrimes.org/

quinta-feira, maio 15, 2008

Carpooling - partilha de viagens

O "Carpool" procura promover a partilha de viagens e a redução do trânsito. E como funciona? Basta encontrar parceiros compatíveis e estabelecer um acordo de partilha. Traz imensos benefícios para a sociedade e para cada em particular. Existe sempre algumas regras para garantir a segurança. Já anteriormente tinha sido sugeridos outros links semelhantes (ver aqui). Mas a sugestão de hoje é mais interactiva. Experimente talvez descubra um vizinho que vai para o mesmo sítio que pretende.

http://www.carpool.com.pt/

quarta-feira, maio 14, 2008

Mais gasolina

No dia em que esta mensagem é escrita verifica-se um novo aumento do preço dos combustíveis em Portugal. Mas é muito provável que esta mensagem se aplique a vários dias do ano e em vários países. Com ou sem razão de acontecerem, estes aumentos pesam directamente ou indirectamente nos bolsos de cada um. E para aqueles que sofrem os aumentos de forma mais directa, esta sugestão é valiosa: um link com os preços de combustíveis actualizados e a localização de vários postos, para além de outras informações úteis para quem anda na estrada.

terça-feira, maio 13, 2008

De regresso às imagens ou clipart

Hoje a sugestão é sobre uma página com desenhos coloridos um pouco "à moda antiga", ou seja, com uma sensação de nostalgia dos livros que nos ensinavam a pintar. Desde animais, oceanos, música, anjos, mundos de fantasia, flores, pessoas, lugares, ciência, vestidos fashion, há de tudo um pouco! Algo que era divertido e instrutivo, mas que foi um pouco esquecido. Recordar é viver:

segunda-feira, maio 12, 2008

Desenhar seu logo online

A sugestão de hoje serve para criar a sua imagem de logo. Assim que entra na página, é visível o design cuidado, colorido e actual. Depois é começar a usufruir da ferramenta online. Dispõe de alguns exemplos, que pode alterar ou então utilizar as suas próprias imagens e permite acrescentar texto com inúmeros tipos de letra divertidos, colorir e muito mais.

domingo, maio 11, 2008

Troca de casas

Existem duas formas de trocas: a troca de casas e a troca de hospitalidade.
No primeiro caso, trocam-se chalés, condomínios ou apartamentos em simultâneo, em datas convenientes a ambas as partes. Mas este não é o único tipo de acomodações. Por exemplo, também há registos da troca de uma casa por um iate, ou de uma quinta, em Itália, por uma auto caravana no Oregon. O único limite é a imaginação! Em muitos casos, a permuta de carros está incluída na troca. No segundo caso, uma família recebe outra como convidada. Noutra altura, a família de acolhimento será recebida em casa do seu parceiro de troca. Há uma vertente social neste tipo de trocas que algumas pessoas apreciam em particular. E seguramente que ambas as família ficarão orgulhosas em lhe dar a conhecer a sua região. Se a ideia da troca de casas não lhe é familiar, ou o preocupa um pouco, fique descansado: em cada ano realizam-se mais de 250.000 trocas de casa com sucesso. Curioso? Para saber mais:

http://www.trocacasa.com/

sábado, maio 10, 2008

Super screenshot

O objectivo deste link é simples: gerar uma imagem de uma página à sua escolha. Esta imagem pode ser útil para diversos fins, como ilustração (ver a imagem à esquerda). Super, porque a imagem cobre toda a página pretendida. Tem algumas opções e dois formatos de imagem. Algo demorado principalmente quando a página é longa, mas funciona. Por exemplo a experiência realizada com o blogue Links Interessantes resultou numa imagem de de 250x3101!! Mas estava perfeita!

sexta-feira, maio 09, 2008

65 anos de cinema

Os "65 anos de cinema" é um sítio com fichas técnicas, sinopses, críticas, fotografias, cenas e músicas de aproximadamente 3000 filmes assistidos por um cinéfilo nos últimos 65 anos. Da Disney à Warner Bros, passando pela Paramount Pictures, Universal Pictures, Metro Goldwin, 20th Century Fox, estão presentes os mais famosos estúdios e distribuidoras de filmes. Inclui informação de prémios e festivais internacionais. Não se trata de uma concorrência à IMDB (ver aqui), mas uma compilação e um trabalho particular de um apaixonado pelo cinema. Melhor ainda, está em português!

http://www.65anosdecinema.pro.br/

quinta-feira, maio 08, 2008

Aprender a "teclar"

Se não teve muito sucesso na "corrida de teclados" sugerido há uns links atrás, não desespere. É uma questão de prática. Com o tempo vai lá. Mas para ser mais rápido, pode seguir este curso de formação gratuito para aprender a "teclar" mais rápido. O design das páginas é sóbrio, mas funciona. E isso é que interessa!

quarta-feira, maio 07, 2008

(Quase) um simulador de browsers online (2)

Resolvi revisitar este link interessante sugerido em Agosto de 2007, pois está muito melhor e com muitas mais opções. Quer seja um webdesigner, que ocasionalmente faça umas páginas ou simplesmente navegue na Internet sabe que existem diversos browsers ou aplicações para navegar na Internet. Teoricamente, as páginas deviam aparecer de igual forma em qualquer browser. Na prática isso não acontece. Principalmente para quem desenvolve páginas, testar a compatibilidade das páginas entre browsers é sempre uma estopada! Ainda que o tão conhecido Internet Explorer seja ainda o mais utilizado, outros como o Firefox estão a ser cada vez mais utilizados. Para testar as páginas em qualquer browser sem os instalar no seu computador seria ideal que existisse um simulador online. Até hoje ainda não encontrei. No entanto existe um "quase" simulador. Isto porque permite tirar "uma fotografia" de como a sua página aparece em diversos browsers de diferentes sistemas operativos. "Fotografia", porque permite ver como aparece, mas não permite navegar. Bem, pelo menos já é alguma coisa! Atenção, ao experimentar, terá de aguardar alguns segundos (bastante mesmo) até aparecer pelo menos uma imagem!

terça-feira, maio 06, 2008

Não é seguro para ver no emprego

"Not Safe For Work" (NSFW) permite criar um atalho para um determinado sítio, mas com um aviso prévio para aqueles que sejam mais incautos. Principalmente quando o conteúdo são fotografias de jovens todas jeitosas em trajes menores (ou sem trajes...) e pouco aconselhado a abrir em frente do patrão (ou da patroa!). Mas ao mesmo tempo pergunto, não seria suficiente aquele que envia o link deixar essa nota de cuidado prévio? De qualquer maneira, aqui fica a sugestão.

http://nsfw.in/

segunda-feira, maio 05, 2008

A corrida nas teclas

Este link faz-me lembrar um anúncio que passou na televisão na década de 80 com umas jovens todas jeitosas a datilografar. Estavam todas sincronizadas, até que uma delas se atrasa, mas acaba por recuperar. Foi a destreza. Mas hoje em geral estamos muito melhor a dactilografar, uma vez que o teclado continua a ser em conjunto com o rato a interface de interacção mais utilizada com o computador. A sugestão deste link é fazer uma corrida e descobrir quem escreve mais depressa! Não imaginava, mas vicia e ao mesmo tempo divertido jogar contra outros adversários! O princípio de funcionamento é simples: escrever sem qualquer erro o texto que é apresentado. Para quem o inglês seja a língua nativa, tem logo alguma vantagem. No início convém praticar. O melhor que consegui foram 48 wpm (palavras por minuto).

http://play.typeracer.com/

domingo, maio 04, 2008

Estatisticas sobre futebol

Uma sugestão um domínio muito fácil de memorizar: "futebol.com". Dispõe das formações actuais dos resultados futebolísticos por todo o mundo. Mas o mais interessantes é a possibilidade de comparar estatísticas sobre vitórias, empates, derrotas, golos marcados e sofridos ao longo dos últimos anos de muitas equipas e de imensos países. A base de dados é de facto muito vasta. Para quem goste de fazer apostas, talvez seja um link obrigatório.

sábado, maio 03, 2008

O nosso planeta não é descartável

Por uma boa razão hoje não é apenas uma sugestão, mas diversas sugestões em defesa do ambiente, do nosso planeta que habitamos. Para além de continuarmos a não fazer lixo, podemos fazer ainda mais, desde utilizar os ecopontos, aos cuidados com o consumo de energia, há um pouco de tudo sobre o que podemos fazer. Pensem bem nisto!

sexta-feira, maio 02, 2008

Criar banners online

Uma sugestão para criar banners, ou imagens com mensagens de texto e alguns icons. Não são muitas as opções, mas ainda assim suficientes: como escolher alguns tipos de letra e a cor para a mensagem, cor de fundo ou até mesmo um gradiente e os icons. Depois é só gravar a imagem para poder utilizar. Simples e eficaz.

quinta-feira, maio 01, 2008

Hoje é um desafio

Muitos já perguntaram como se descobrem links interessantes. Na realidade não existe nenhum segredo. A maioria das vezes descobrem-se por acaso. Apenas é necessária alguma atenção e uma forma de memorizar ou registar esse endereço (desde papel e lápis até ao telemóvel que fotografa o endereço; quase tudo serve). Mas ultimamente tem sido um pouco diferente. Quantas vezes me ocorre uma ideia e surge logo a pergunta: "será que existe isto na Internet?". Muito provavelmente a resposta é sim. Mas, será de qualidade e valerá a pena? Ou dito por outras palavras, será um link interessante? Pois hoje a sugestão é pensarem em links que possam ser realmente interessantes! (podem estar descansados que existem muitos mais links interessantes "na manga"!)