sábado, janeiro 31, 2009

Óculos e efeitos 3D

A tecnologia de óculos 3D é já muito antiga e data quase da altura das primeiras televisões a cores. Teve alguma divulgação e impacto nas décadas de 70 e 80 e estiveram durante muito tempo esquecidas. Mas voltam a renascer principalmente com filmes 3D a serem exibidos nos cinemas! Mas acreditem que há muito sobre isto, principalmente no mundo da informática. Deixo aqui várias sugestões de quem pretenda encomendar óculos destes, bem como experimentar com imagens, vídeos de exemplo e até mesmo as novas engenhocas baseadas nesta simples tecnologia (ver em particular o último link).

http://www.berezin.com/3D/3dglasses.htm
http://alfa.magia.it/Images/Examples...
http://www.rainbowsymphony.com/3dlinkz.html
http://www.3dglassesonline.com/resources/resources3.htm
http://www.ovelho.com/content/...

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Mundo estranho

Coisas tão estranhas como quando surgiu o homem-bomba, se a areia das praias é igual à areia dos desertos, porque enjoamos em alto-mar, porque os dias da semana têm "feira" no nome e muitas mais coisas estranhas para descobrir!

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Tradutor porreiro

É de facto um tradutor "porreiro". Primeiro porque resulta da colaboração de muitos utilizadores em mais de 35 línguas. Segundo porque funciona à medida que se vai escrevendo o texto (semelhante ao dicionário Definr já referido anteriormente - ver aqui). Permite detectar a língua de origem e os resultados são francamente melhores que os tradutores automáticos. Vale a pena experimentar, pois pode vir a ser muito útil.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Ano novo recessão velha

Não podem queixar-se que se há crise, foi por falta de links com recomendações. E volto a massacrar os benévolos leitores com mais umas dicas sobre poupança. A sugestão de hoje é da ProTeste Poupança, onde a frase de entrada não parece ser animadora: "a crise económica, que começou em 2008, vai prolongar-se em 2009". Vamos lá então seguir os conselhos...

http://www.protestepoupanca.pt/

terça-feira, janeiro 27, 2009

Transmissões em directo da capelinha

Até o Santuário de Fátima já se rendeu às novas tecnologias! É agora possível ver em directo através da Internet imagens a partir da Capelinha das Aparições e assim acompanhar as celebrações ali realizadas. Este serviço surge em resposta aos muitos pedidos que os internautas fizeram chegar nos últimos anos ao Santuário de Fátima. Experimente:

http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=14907

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Tudo sobre a maldita €uribor

Para aqueles que tenham empréstimos, esta deve ser a palavra mais temida. Felizmente nos últimos tempo as taxas Euribor a 3, 6 e 12 meses têm vindo a descer. Mas afinal o que é isto!? Como é calculada? Quais os valores oficiais? Tudo aqui:

http://www.euribor.org/

domingo, janeiro 25, 2009

Tomada de posse em grande resolução

Para quem não esteve presente na tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos, tem agora uma oportunidade de ver em resolução o evento. Grande resolução, porque a fotografia tem o tamanho de 59,783 X 24,658 pixels ou seja 1474 megapixels (quando as câmaras mais comuns do mercado têm entre 7 e 12...). Aproveito para desfrutar da fotografia e descobrir como funciona a tecnologia!

http://www.gigapan.org/

sábado, janeiro 24, 2009

Fotografias magníficas

É vulgar recebermos e-mails com PPT de imagens magníficas e impressionantes. Mas muitas dessas imagens fantásticas estão também online. E encontrei um link que escrito em cirílico, mas o que interessam são as imagens. Vão dar muitas inspirações para a próxima vez que tirar uma fotografia!

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Revela os teus segredos mais profundos

Desabafa - revela os teus segredos mais profundos. É este o lema deste sítio, acolher desabafos masculinos e femininos. Escusado será dizer que os desabafos giram em torno do amor, paixão, enganos, traição e muitas dúvidas essenciais. Tudo muito sentimental! Muito provável vai começar a rir ao ler alguns desabafos, até que encontra (com muita probabilidade) algo por que já deve ter passado. Os participantes podem escrever os seus desabafos e/ou ajudar com opiniões. Há quem possa levar a coisa para a brincadeira, mas a maioria leva a sério. Um sítio virado para adolescência (e não só!). Os desabafos são anónimos.

http://www.desabafa.com/

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Site Oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Um link de referência para que possam acompanhar em pleno os resultados da Liga Portuguesa Profissional de futebol. Resultados e não só: arbitragem e disciplina, Liga Sagres, Liga Vitalis, Carlsberg Cup, artigos, comunicados e muito mais onde pode também participar, como eleição da equipa ideal, eleição melhor jogador, etc.

http://www.lpfp.pt/

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Unreal Tournament 3

Não é costume referir um link para um jogo comercial. Mas vou abrir excepção ao Unreal Tournament. Foi um jogo do meu tempo de universidade, que se jogava sozinho ou com os amigos e em rede. O motor gráfico, talvez um dos melhores de sempre face ao nível médio de hardware disponível no mercado. Por mais incrível que possa parecer, também serviu de inspiração a outros produtos comerciais nada relacionados com jogos. E actualmente vai já numa versão que é mesmo difícil de acreditar. Aproveitem para espreitar algumas imagens retiradas do jogo. Quem tiver máquina que aguente, experimentem a versão de demonstração!

http://www.unrealtournament3.com/

(por exemplo, a utilização do motor gráfico deste jogo no desenvolvimento da robótica: USARSim - http://www.youtube.com/watch?v=nBBe8N9vBDc)

terça-feira, janeiro 20, 2009

A sua referência em acompanhantes

Palavras para quê? O limite é só mesmo a imaginação. Sim, leu bem: referência para acompanhantes. É só escolher a "oferta" de acordo com o valor e o local que mais lhe convém e entrar em contacto. Esta "enciclopédia" (se assim se pode chamar...) está disponível em inúmeras línguas. E em alguns países a oferta é imensa...

http://wikigata.com/wiki/Main_Page

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Akinator, o génio da Internet

A fabulosa história de Akinator, o gajo porreiro da lamparina que ao fim de um conjunto de perguntas consegue adivinhar a nossa personagem favorita. Um jogo divertido com algumas perguntas aparvalhadas pelo meio, mas o que é verdade é que acertou! E esta hein?!

http://pt.akinator.com/

domingo, janeiro 18, 2009

Visite o Exploratorium

O Exploratorium é um museu público de ciência, arte e percepção humana. Na realidade alojado no palácio de belas artes de São Francisco está virtualmente acessível a todo o mundo desde 1993 na Internet. Foi um dos primeiros centros de ciência interactivos no mundo e continua a ser a inspiração para muitos outros. E é a interactividade que cativa tanta gente sobre inúmeros assuntos tão delicados e ao mesmo tempo tão fascinantes. Uma sugestão interessante de um leitor do Links Interessantes.

http://www.exploratorium.edu/

sábado, janeiro 17, 2009

Aprender a pesquisar

Com o Google, pesquisar confunde-se com "googlar". Mas já antes existia motores de busca que revolucionaram a simples pesquisa num dicionário ou numa enciclopédia. Bastava procurar a dita palavra por ordem alfabética. Agora o importante é escolher as palavras chaves certas e evitar palavras descartáveis, combinar devidamente as palavras, insistir, variar, anotar e ser crítico. Existem muitas páginas com dicas, umas melhores do que outras, tutoriais e até mesmo cursos. Deixo duas sugestões:

http://www.google.pt/intl/pt-PT/help.html
http://www.colegiopaulodetarso.com.br/?secao=...

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Simuladores de Internet no telemóvel (2)

Ainda a propósito de Internet no telemóvel, recordemos um artigo do final de 2007 sobre simuladores de Internet no telemóvel (ver aqui). Pois além de continuar a funcionar, este simulador está ainda melhor! Ideal para quem queira experimentar antes de pagar pelo serviço na sua operadora.

http://mtld.mobi/emulator.php

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Buscas no Rapidshare

Os servidores de alojamento não são uma novidade e depois da bolha do início de século onde os "megas" eram grátis, estes voltam a estar no auge. Mas parcialmente gratuitos. E o melhor é que há muita coisa boa por lá alojada! Escusado será dizer que a maioria não é lá muito legal. E para procurar o que por lá vai, aqui fica uma sugestão útil e interessante.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Os melhores links para navegar com telemóveis

Ainda a propósito de navegar pela Internet com telemóveis, há alguns sítios melhores do que outros. Quanto maior for a página e maior o número de "excentricidades" (por exemplo Java, Flash, vídeos, etc), mais complicado será para conseguir visualizar no telemóvel. Mas encontrei este artigo (enquanto navegava com o telemóvel) onde encontrei os melhores sítios de 2007. Continuam bons! A começar pelo Google para pesquisa e e-mail, filmes, PC Magazine, a Times e a Wikipedia! São referências a adicionar aos favoritos para experimentar e voltar a visualizar. Nós por cá, ainda não estamos lá muito preparados, nem sítios de jornais, televisão, bancos, portais, etc. Incluindo este blogue, mas ainda assim dá para ver :-)

terça-feira, janeiro 13, 2009

(Quase) Internet e TV móvel

Com a possibilidade de 1 mês de oferta do serviço de MEO mobile (TMN), não resisti em experimentar: Internet e televisão. Vamos por partes. Durante as curtas férias de Natal, andei por zonas com fraca cobertura 3G. Mas mesmo onde a cobertura era boa, a qualidade de serviço não era a melhor. A Internet no telemóvel é útil para ler e-mails, participar em alguns programas de conversação (por exemplo o Live Messenger ou mesmo Hi5), consultar algumas páginas, principalmente as páginas preparadas para telemóveis. Aproveitei também e experimentei o Google Earth Mobile e foi muito interessante e aqui sim, está uma potencialidade para o futuro! Agora televisão no telemóvel, foi um desalento. Para além de falhar com frequência, a qualidade de som e imagem horríveis. Difícil de ler legendas e até mesmo reconhecer algumas caras. Inútil para ver um filme, talvez de qualidade mínima para ver um documentário, mas eficaz para ver canais de notícias. Resumindo e concluindo, na minha opinião pode compensar o serviço de Internet, mas de televisão ainda é preciso muito mais. Ainda assim, aproveite para experimentar durante um mês.

http://meo.pt/

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Banca de Jornais

Está disponível no SAPO uma compilação das capas dos jornais e revistas a nível regional, nacional, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e internacional dos principais temas, como o desporto, economia, tecnologia, etc. Uma excelente sugestão dada por um leitor do Links Interessantes. Obrigado!

http://noticias.sapo.pt/banca/

domingo, janeiro 11, 2009

Talvez os melhores editores de imagem online

Foram já publicadas diversas sugestões de editores online que permitem trabalhar as suas fotografias ou outras imagens sem ter de instalar rigorosamente nada no computador. Mas houve alguém que resolveu, e bem, escrever um artigo sobre os 10 melhores editores de imagem online. Aproveito também para lembrar que existem outras aplicações gratuitas e muito boas para editar imagem (ver aqui).

http://rubiorc.blogspot.com/2008/11/10-editores...

sábado, janeiro 10, 2009

Gravar vídeos do YouTube no seu computador (4)

São cada vez mais as ferramentas que permitem gravar vídeos do YouTube (e semelhantes) para o computador. E são cada vez mais simples e intuitivas. Melhor mesmo só um sítio que além da ferramenta disponível para "sacar" os vídeos, tivesse um vídeo explicativo. Esse sítio já existe:

http://www.kickyoutube.com/

sexta-feira, janeiro 09, 2009

A lista dos 10 mais (tudo e mais alguma coisa)

Os 10 presentes mais pedidos de amigo oculto, os 10 melhores jogos de 2008, as 10 coisas que as mulheres mais odeiam nos homens, as 10 coisas "porreiras" encontradas na Internet, os 10 presentes mais "sacanas" para dar de Natal, 10 coisas que temos que nos preparar para o futuro, promoção lista 10 de Guinness 2009, ... Enfim lista de 10 de tudo e mais alguma coisa!

http://lista10.org/

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Vários num só e online

Não precisa de instalar nada. É só aceder a este link, introduzir os dados de acesso ao seu programa de mensagens favorito (pode ser mais do que um) e já está online! Muito simples. Esta já não é a primeira sugestão e uma vez mais volto a lembrar que existe sempre algum risco: está a introduzir a password de uma conta noutro sítio. Ainda assim, creio que devemos depositar alguma confiança, pois o eBuddy é já conhecido e com algum tempo no mercado. Suporta MSN, Yahoo!, AIM, GTalk, ICQ, MySpace. Experimente.

http://www.ebuddy.com/

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Palavras pronunciadas em diversas línguas

Na procura de mais dicionários encontrei algo muito útil e interessante. É vulgar que a maioria dos dicionários online já disponham de uma ferramenta que permite escutar como determinada palavra é pronunciada. No entanto é um sistema de sintetização feito por computador que ainda não é perfeito. Então nada melhor do que uma plataforma onde todos podem colaborar na pronúncia de palavras. Conta já com inúmeras línguas e com imensos colaboradores. Mas quantos mais melhor pois precisa de crescer e acreditem que vai ser muito, mas mesmo muito útil!

http://www.forvo.com/

terça-feira, janeiro 06, 2009

Saber poupar

Num ano em que se prevê ser de crise, "poupar" deve ser a palavra de ordem. Ou melhor, "saber poupar". Poupar na roupa, poupar espaço em casa, poupar nas decorações, prendas, postais e guloseimas de Natal (já é um pouco tarde, mas pode servir para o próximo Natal!), poupar gás, poupar no supermercado, poupar tempo. Poupar em tudo e em mais algumas coisa.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Preço dos combustíveis online

Desde a liberalização dos preços de combustíveis que tem sido uma "festa". É o sobe e desce, que mais sobe do que desce. Agora a missão do comum dos mortais consumidores desta "gasosa" é procurar onde é mais barato! A Direcção Geral de Energia e Geologia disponibiliza online os preços praticados em todos os postos de abastecimento do país, permitindo fazer comparações por exemplo na sua área de residência. Ainda não está completamente operacional, mas já permite obter alguns resultados. Espera-se estar completamente operacional dentro de semanas. Mas a colocação dos preços online não é uma ideia inovadora (ver aqui). Agora não se esqueça de contabilizar outras variáveis, como a distância ao posto de combustível mais barato, o tempo de espera para abastecer e a qualidade do combustível (já agora alguém conhece uma forma de avaliar a qualidade do combustível? alguma tabela online?!).

http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

domingo, janeiro 04, 2009

Experimentar maquilhagens

Depois de links interessantes onde é possível experimentar roupas e óculos virtualmente, agora é a vez de fazer experiências com maquilhagem: cara, olhos, lábios, cabelo, mudar as cores, estilos, etc. No entanto estas experiências apenas podem ser aplicadas a fotografias disponibilizadas no sítio. Fica a faltar a possibilidade de fazermos upload de outras imagens! Talvez para breve :-)

http://www.taaz.com/create_free_virtual_makeover.html

sábado, janeiro 03, 2009

Mais um link de engenhocas

Ora aqui fica mais um link interessante sobre engenhocas electrónicas. Além de apresentar os esquemas electrónicos, respectivos circuitos e componentes, sempre que possível apresenta um vídeo demonstrativos e com algumas ajudas pelo meio. Ainda a dar os primeiros passos, mas já com conteúdo interessante.

http://www.electronicsweekly.com/blogs/gadget-freak/

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Em busca de MP3

São vários os motores de busca de MP3, mas talvez as sugestões de hoje sejam os motores mais usados actualmente. Não alojam os ficheiros, apenas permitem uma pesquisa através do nome do álbum, da música ou do artista. Caso tenha sorte, em poucos segundos terá a música tão desejada. Não serve para conseguir álbuns inteiros, mas apenas músicas isoladas. É promover a pirataria? Decida por si o que deve fazer.

http://www.beemp3.com/
http://www.mp3gle.com/

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Bom Ano de 2009 e descobre o teu Universo

O Ano de 2009 é o Ano Internacional da Astronomia. Neste sítio poderá encontrar todas as informações sobre as diferentes actividades já a decorrer e em preparação no nosso país para celebrar este evento de dimensão planetária. O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) será a celebração da astronomia em particular e da ciência em geral.

http://www.astronomia2009.org/