O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

quarta-feira, junho 08, 2011

Faça alterações a imagens fácil, fácil!

Nem todos nós somos versados na utilização de programas gráficos, por mais simples que sejam, ou que aparentem sê-lo. Por isso vamos falar, neste artigo, de um editor grátis online de imagens, no qual poderá fazer alterações - mesmo que um pouco complicadas - de uma forma fácil e rápida.

Esta ferramenta também dá para alterar, por exemplo, o tamanho de um gif animado (animated gif), cortá-lo, rodá-lo, etc., sem que este deixe de ser animado. Assim, não há a necessidade de instalar uma ferramenta específica para gifs animados, normalmente complicada de usar.

Para isto, aceda a este site: http://www.online-image-editor.com/

A primeira coisa a fazer é subir (upload) a imagem a alterar ou modificar. Procure-a no seu cpomptador, e depois clique no link "Upload" (a seguir a "To start uploading a picture now"). Atenção que parece que o tamanho máximo de uma imagem está limitado a 5 MBytes. Mas este limite chega e sobra para quase tudo.
Terá que esperar um pouco (dependendo do tamanho do ficheiro de imagem).
No editor, poderá:
- Acrescentar glitters (texto animado)
- Acrescentar texto
- Adicionar máscaras (masks)
- Adicionar molduras (borders, picture frames )
- "Afinar" (sharpen) imagens
- Alterar o tamanho (resize)
- Converter (convert)
- Cortar (crop)
- Undo (voltar atrás se não gostar de uma alteração)
- etc.

Depois, quando estiver satisfeito/a, é só baixar a imagem que resultou para o seu computador, renomeá-la, e utilizá-la como e onde quiser. Experimente! Para nós, aliás, esste é o melhor, pois outros aumentam muito o tamanho dos ficheiros trabalhados. Por exemplo, um gif animado de 10 KBytes passa logo para 30, 40, ou mais KBytes.

Há, ainda, um outro editor que merece ser referido, mas é bastante mais limitado, apenas trabalhando com gifs animados. Eis o link: http://www.gifmagic.com/

Colaborador do Links Interessantes
A. Vieira (Webdesigner, Admin, Webmaster)

Sem comentários: