O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

quinta-feira, junho 07, 2007

Linguagem gestual

Spreadthesign (Spread-the-sign ou "espalhe esta forma de comunicar") é um projecto piloto suportado pela União Europeia. Ensina como comunicar com surdos através da linguagem gestual. Nada melhor que uma espécie de tradutor de palavras em gestos! Está preparado para várias línguas. Como utilizar? Escreva uma palavra no espaço de procura (o dicionário ainda não é muito vasto). De seguida escolhe a língua e finalmente observe e aprenda o gesto. Fantástico, não é?

http://www.spreadthesign.com/

20 comentários:

Ana disse...

Alberto, magnífico. Ainda no outro dia estava à conversa com uma amiga sobre uma amiga comum que temos que é surda, demasiado surda para ter conseguido aprender a falar como os chamados ouvintes, mas que também não aprendeu lingua gestual (agora já não se diz linguagem :-) é lingua gestual :-) e cada país tem a sua)...o problema é que aqui no Algarve não havia lugar nenhum onde se aprender...e a rapariga assim cresceu.
Verdade é que tal como existem vários tiposde ouvintes, também existem vários tipos de surdos. Uns precisam de Lingua Gestual para comunicar, a outros basta-lhes a leitura labial. Estes últimos muitas vezes não aprenderam lingua gestual sequer, uma vez que aprenderam a desenvencilhar-se de outra forma. É bem verdade que qd um sentido falha, os outros apuram-se.

Ana disse...

Diga-me uma coisa, é o mesmo Alberto Vale dos Periquitos???... ;-)

Alberto Vale disse...

A língua gestual é um tópico que tem sido um pouco negligenciado na Internet. Infelizmente alguns surdos também não tiveram a capacidade de apredner a ler e escrever. Logo a Internet é algo praticamente inacessível. Achei este projecto bastante interessante. Também tenho uma pessoa na família com problemas idênticos.

Sim, sou o apaixonado dos periquitos, lembra-se? Infelizmente com menos tempo para tirar fotografias aos periquitos!

Cumprimentos,
Alberto

Ana disse...

Lembro-me perfeitamente, eu sou a dona do Gadjot! :-) Agora tenho caturras, mas confesso que me faz falta a curiosidade e independencia dos piris...lol.
Pois, concordo consigo quanto ao tema da surdez. Aliás é um tema muito pouco compreendido, uma vez que há a tendencia para meter todos no mesmo saco...há vários tipos e graus de surdez, cada um com as suas caracteristicas. O que os surdos não são é uns coitadinhos incapazes e deficientes...o problema é a tendencia para serem tratados assim. Eles mesmos por vezes se tratam assim...um dos problemas em Portugal, penso eu, é a comunidade surda ser tão fechada. Isolam-se dos chamados ouvintes e por vezes quase que roçam o comportamento discriminatório em relação a quem ouve, talvez para chamarem a atenção à discriminação que tb são alvo, não sei. Quer dizer, sei. :-)

Ana disse...

Eu confesso, pois acho que já deve ter transparecido...eu sou surda :-). Não totalmente, pois ao contrário do imaginario popular um surdo pode ouvir. :-) Eu oiço, sim, mas apenas as frequencias medio-graves (não oiço agudos...não oiço os piris...). O problema maior é que é um tipo de surdez em que os sons me chegam totalmente distorcidos, pelo que tive de aprender a diferenciá-los. Para perceber uma conversa, basta ler os lábios dos interlocutores! E digo-lhe, saber ler nos lábios é um must, especialmente na altura de exames finais...lololololol!
Não sei lingua gestual, nem nunca tive necessidade de a aprender, mas conheço quem precisa, porque há surdezes tão profundas que é mesmo necessário outra forma de comunicar.
Um surdo não é um atrasado mental...e pode aprender a ouvir sons. Pode aprender a falar, a ler, a escrever, pode tirar um curso superior, um mestrado, um doutoramento, pode ser professor...é tudo uma questão de perseverança e trabalho para sobreviver num mundo virado para os ouvintes... :-)

Ana disse...

LOLOL já sei dizer lápis em lingua gestual portuguesa, espanhola e inglesa...lolol. E amigo também. Fiquei espantada por a palavra Amor ainda não ter sido incluida!! Nem a palavra Paz! Ainda estão no inicio...vou por os meus contactos a trabalhar e divulgar o site. Obrigada Alberto! :-)

Alberto Vale disse...

Como o mundo da Internet também é pequeno! Caro que ainda gosto e tenho periquitos! Se tivesse mais tempo escrevia um blog a contar as peripécias deles. Um deles, o verdinho se ainda fosse vivo (já foi velhinho) ele próprio já sabia lidar com o teclado!

A propósito da língua gestual, foi algo que me impressionava quando era mais novo, ao ver na TV alguns programas/documentários traduzidos na língua gestual. Impressiona-me a velocidade de comunicação. Por ter um elemento na família com problemas auditivos, também aprendi com ele a tentar ler nos lábios e é fascinante como pode ser útil a qualquer um de nós!

Mas ainda tenho mais umas surpresas para o blog sobre este tópico! Será para breve :-)

Entretanto, se houverem mais sugestões, serão bem vindas!

Abraços,
Alberto

Ana disse...

Ler nos lábios é muito fácil! Aliás TODA a gente lê nos lábios, apenas não se apercebem disso! E não é só ler nos lábios, é ler expressões, olhares, esgares, movimento corporal...por alguma razão todos comunicam melhor estando de frente com interlocutor.

Relamente a www é pequena, quem diria que nos voltariamos a encontrar, e fora do circuito dos piris!! LOLOL! Eu continuo a adorá-los, mas agora meti-me na aventura das caturras, e nem pensar em meter piris na mesma gaiola...pois se no outro dia cheguei a casa e era salpicos de sangue pela gaiola toda...acho que o Lourinho se marafou com a Cuca e arrancou-lhe uma pena à bicada...enfim! LOL

Anónimo disse...

Estava a a passar aqui na internet e por akaso reparei neste artigo, k tem tudo a ver kom 1 trabalho que akabei de realizar agora! eu estou numa escola e agora esta a haver uma 'kampanha' inter escolas a nivel nacional k se xama "A minha escola contra a discriminação" então nós realizamos 1 exposição que tinha como slogan "olha, ouve, toca, cheira, prova, sente!" e nessa exposição dava para sentir cada 1 destes conceitos, em relação à linguagem gestual, fizemos todas as letras, do abecedário portugês clar, em linguagem gestual.
Com gesso e paciencia conseguimos fazer 1 exposição, k na minha opinião fikou espetacular! Sempre tudo legendado, em brille e tudo para as pessoas que nao tem a possibilade de ver. Tivemos a oportunidade de conhecer 1 rapaz surdo e mudo que só agora aos seus 21 anos teve a possibilidade de entrar numa eskola onde houvesse a possibilidade de ser akompanhado e aprender a komunicar em linguagem gestual. Fiko por aki e peço desculpa a invasao! Ja agora aproveito pa pedir para passarem neste site se quiserem www.queroumforum.com/contra_descriminacao , que foi construido por 1 rapaz que e cego e que agora esta internado devido a 1 tumor cerebral e 1 site k tem varias koisas a ver kom os varios tipos de discriminaçao. Beijos Ana Rita
Obrigado =)

Alberto Vale disse...

Olá Ana Rita,

Obrigado pela visita ao blog e parabéns pela vossa iniciativa! Qual invasão, qual quê! É com imenso gosto que recebo a vossa visita e de mais colegas se assim for possível. Aliás, terei imenso gosto em receber mais sugestões como a do fórum (vou visitar esse link e espero adicionar dentro em breve também aqui nos Links Interessantes). Também conheci um colega e amigo cego quando andava na escola e que me despertou o interesse pelo Braille (já aqui referido no blog: http://linksinteressantes.blogspot.com/2006/01/para-conhecer-o-braille.html).

Espero que continuem a existir várias iniciativas neste sentido.

Até breve!

Alberto Vale

Ana disse...

Sempre admirei os cegos. Eles sim, são um exemplo magnifico da capacidade humana de fazer frente ao que é adverso. Confesso que não imaginaria a minha vida sem poder ver...mas isso é porque a visão é a minha audição lolol! Provavelmente um cego não imagina a sua vida sem ouvir.
O mais incrivel é a naturalidade com que uma pessoa se adapta à sua condição. De tal maneira que não consegue entender a admiração daqueles que não tiveram de se adpatar assim, lololol. Verdade seja dita, a certa altura pude escolher em ouvir e não ouvir, e acreditam se disser que preferi continuar sem ouvir?... ;-p

Anónimo disse...

É fantástico,eu desde sempre adorei Lingua Gestual.

tuxa disse...

Passei por aqui e estava lendo as várias opinioes sobre surdez total e parcial...
é bom ver que há pessoas que sabem que uma pessoa que ouve mal não é surda...Não é defeciente...
Eu tenho dificuldades em ouvir...perdi 30por cento de audiçao...e há ainda poucos anos era considerada surda pelos colegas...nem imaginam o quanto as crianças podem ser um pouco cruéis a pequenas diferenças...
hoje graças a deus muita coisa mudou, as pessoas veem estes pequenos problemas com mais naturalidade...Cresci com pequenas inseguranças devido ao medo de me olharem com diferença.hoje aceito como sou...não sou menos nem mais que outras pessoas...somos todos iguais.Gostava de aprender língua gestual, não para mim porque não preciso, mas gostava de aprender porque sou cabeleireira e quero poder comunicar com pessoas que nao consigam ouvir,para poder conversar com estas pessoas espectaculares...admiro imenso estas pessoas que apesar das dificuldades seguem em frente.. quero deixar um grande beijo para todo o mundo.

Unknown disse...

Gostaria de referir que Linguagem Gestual não existe, apena Língua Gestual.
Aproveito para dar uma dica de um novo produto. www.linguagestual.com

monalisa disse...

Sobre lingua gestual, as pessoas interessadas em aprender um pouco sobre esta lingua, poderão visitar a minha página no youtube com videos em lingua gestual portuguesa (lgp) - e legendados, claro. :)

http://www.youtube.com/user/linguagestual

E o meu blog sobre lingua gestual portuguesa, ainda muito no inicio, mas a desenvolver-se constantemente.:)

http://www.youtube.com/user/linguagestual

Luis disse...

Estou a aprender LGP. Sou ouvinte. A minha formadora não sabe se existe um nome gestual para a minha cidade natal. É Silves. Alguém sabe o nome gestual de SIlves?

Unknown disse...

Certamente existe passa no facebook da SMILE HANDS e coloca a questão alguém te vai esclarecer.

http://www.facebook.com/pages/smilehands/460865455293

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000728415792

www.smile-hands.pt

Eduarda Paiva disse...

Olá, boa noite!

Comecei este ano a aprender Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Porto.
Numa aula de informática tive que criar um blog sobre Língua Gestual Portuguesa e tivemos que colocar vídeos nossos. Por isso, quem quiser aprender as coisas mais “básicas” da Língua Gestual Portuguesa, pode acompanhar o meu blog.
Tentarei tirar dúvidas e dizer alguma palavra que queiram aprender. Caso não saiba pergunto ao meu docente. ;)

Beijinhos
* . *

Eduarda Paiva

http://olharemsilencio.blogs.sapo.pt
“Olhos que Ouvem & Mãos que Falam”

Anónimo disse...

A ACADEMIA APAMM DE ERMESINDE promove Workshops de Língua Gestual Portuguesa, com duração de 6h e custo de 20€

Inscrições: ermesinde@academiaapamm.com

Anónimo disse...

Muita parra pouca uva. digam coisas que realmente interessam a um surdo!!!! Centros de acolhimento; centros de aprendizagem; tipos de cursos disponiveis; onde e como lá chegar e quanto custa, pois com esta crise ninguem quer pagar!!!
Isso sim é linguagem util....não é gestual nem portuguesa nem publicitaria!!!!