O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

quinta-feira, agosto 23, 2007

Pedómetro: passo-a-passo

Pedómetro, busca-pé, conta-passos, ou pedometer (na língua inglesa), é simplesmente um pequeno aparelho, normalmente do tamanho de um porta-chaves, para contar o número de passos dados por uma pessoa. Permite também estimar a distância percorrida e as calorias gastas em determinadas actividades desportivas. Também já experimentei num dia de fim-de-semana, dei cerca de 1296 passos (uma distância equivalente de 1.1km no meu passo) e num dia de trabalho, cerca de 8884 passos (aproximadamente 6.7km). Não gastei muitas calorias. Existem pedómetros para todos os gostos, incluindo em telemóveis ou até no iPod. E talvez o link mais interessante sobre o assunto é já bem conhecido (ver também os links sugeridos em "External links"):

http://en.wikipedia.org/wiki/Pedometer

E para perceber como funciona por dentro:
http://www.digiwalker.co.uk/CW-701.cfm

5 comentários:

Paulo disse...

Olha que até é um aparelho interessante. Podemos sempre tentar bater o nosso record!

Manel disse...

A minha dúvida é perceber até que ponto o pedómetro é fiável

Alberto Vale disse...

Gosto sempre de experimentar estas tecnologias! Desatei a fazer os mais variados ensaios. Claro que não tem a fiabilidade de um GPS, mas o pedómetro para além de funcionar em espaços fechados (é independente da cobertura de satélites) tem um custo muito inferior a qualquer receptor de GPS! Mas avaliando os resultados, estes são interessantes! Cheguei a comparar os passos contados pelo pedómetro com aqueles que eu contei (que seca! mais de 3000 passos!!). As falhas podem verificar-se se os passos são muito suaves (não são contados) ou se forem muito fortes (quase um pontapé no chão), que são contados em duplicado (faz sentido para a energia que se consome...). De uma maneira geral, creio ser mais do que razoável para actividades desportivas. Ainda para mais a electrónica é muito simples! Existem alguns modelos que têm alguns extras, como estimar a distância percorrida e as calorias gastas. Aí sim, creio existir alguma disparidade, pois depende de cada pessoa. Boas caminhadas!

Anónimo disse...

Postei essa duvida aqui. Estou pesquisando para saber sobre o assunto em detalhe. Como sou da área de electrónica, até pode dar para fazer algo do género com um microcontrolador.
http://electronicapt.do-forum.com/electronica-geral-f3/como-funciona-um-pedometro-t62.htm#122
Boas Festas
José Flor

Anónimo disse...

acabei de adquirir um pedometro,, estou motivado para usá-lo..Dará uma base para observarmos nosso ritmo de vida e as mudanças essenciais.. Sou adepto da tecnologia, mesmo sabendo que náo sáo 100 % confiáveis.. Mas o que é hoje em dia?