sexta-feira, fevereiro 29, 2008

VirusTotal: análise de arquivos suspeitos

VirusTotal não é propriamente um antivírus, mas sim um serviço que analisa arquivos suspeitos e avalia a probabilidade de existência de vírus, worms, cavalos de tróia, e todos os tipos de aplicações maliciosas detectadas por vários mecanismos de antivírus. Disponível em várias línguas, incluindo o português, é muito simples de utilizar. Mais uma sugestão que quero agradecer a um dos leitores assíduos do blogue!

http://www.virustotal.com/pt/

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

O portal de reclamações na Internet

É um direito que muitos desconhecem quando pagam por um produto ou serviço e este não cumpre os requisitos. Trata-se do livro amarelo que muitos desconhecem ou não se lembram, mas está presente ou devia estar quando é necessário para reclamar. Não quer isto dizer que sejamos incómodos ou mesquinhos, mas porque se pretende o melhor para todos. E o melhor mesmo é que o Livro Amarelo já está na Net!

http://www.livroamarelo.net/

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Vários motores de busca num só link




Muito provavelmente o Google deve ser a sua primeira aposta na pesquisa, mas também é certo que já perguntou se não haverá melhores resultados cm outro motor de busca. Para não ter de abrir várias páginas ao mesmo tempo, este link agrega vários motores de busca como: Google, Yahoo!, MSN, Altavista, AEIOU, SAPO, ALEXA, Ask, A9, Snap, Lycos, entre outros. Cada um à distância de apenas um clique!

http://www.locoindex.com/

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Vote na sua cidade para o Monopoly

Um jogo que atravessa gerações, educativo, divertido e também presentes nas consolas e noutras tecnologias mais recentes. O Monopólio (Monopoly), é hoje o jogo de tabuleiro mais vendido no mundo, em 103 países e fornecido em 37 idiomas. Mas de onde surgiu este jogo? Como é que este divertimento fenomenal começou? Mas o mais interessante é que além de descobrir as respostas a estas perguntas, pode votar até 28 de Fevereiro para que a sua cidade possa fazer parte do próximo tabuleiro!

http://www.hasbro.com/games/pt_PT/kid-games/monopoly/

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Sinais de trânsito

Conhece todos os sinais de trânsito em vigor? São centenas! A Estradas de Portugal disponibiliza documentos de normalização gráfica e dimensional de toda a sinalização vertical, como por exemplo sinais de perigo, proibição, obrigação, indicação, entre outros. Os sinais estão todos devidamente identificados e explicados. Mas o melhor mesmo é poder descarregar as versões em formato DWG (formato utilizado em Autocad) ou simplesmente o formato GIF disponível na própria página.

http://www.estradasdeportugal.pt/...

domingo, fevereiro 24, 2008

Será o polígrafo?

Descobri uma aplicação algo original num blog brasileiro. Essa aplicação é um detector de mentiras, como por exemplo, detectar a veracidade das conversas que esteja a ter no Skype com a sua cara-metade. Baseia-se no processamento da voz e identificação de determinados padrões típicos quando é pronunciada uma mentira. Não resisti em experimentar. Não é muito robusto, mas até fiquei surpreendido com alguns resultados.

sábado, fevereiro 23, 2008

Pesquisa anónima no Google

Quando navega na Internet é natural que pesquise qualquer coisa, muito provavelmente, no motor de busca mais utilizado actualmente: o Google. Também é muito provável que essa informação de pesquisa fique registada nos servidores do Google para fins que não sabemos. Se pretende fazer pesquisas no Google, mas de forma anónima, o Scroogle é uma opção.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Tem alguma coisa para dizer?

Se tem alguma coisa para dizer a alguém especial, mas é tímido(a) demais e não tem coragem, este link é interessante, principalmente agora que o dia 14 de Fevereiro se aproxima. Tem um vídeo de exemplo para perceber como funciona esta ideia. Mas se é necessário entregar um cartão com uma mensagem, para que serve então o "hadtosay"? Bom, aqui fica a sugestão.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Partilhar, combinar e reutilizar

Utilize obras de outros autores sem lhes pedir autorização, uma vez que esta já foi previamente concedida por uma Licença Creative Commons. Estas licenças permitem expandir a quantidade de obras disponibilizadas livremente e estimular a criação de novas obras com base nas originais, de uma forma eficaz e muito flexível, recorrendo a um conjunto de licenças padrão que garantem a protecção e liberdade - com alguns direitos reservados. Para saber mais:

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Qual o tamanho dessa peça de vestuário?

Não é necessário sair do país onde vive para deparar com algumas dúvidas nas medidas da roupa que pretende comprar. As medidas mais utilizadas são as referentes à Europa, América, Reino Unido e Japão. Portanto, antes de comprar, faça as devidas conversões em:

terça-feira, fevereiro 19, 2008

De regresso às legendas

Quero agradecer a colaboração de um leitor atento que revisitou alguns links antigos e deixou algumas sugestões. Isto a propósito da porocura de legendas de filmes e séries. O primeiro é mais destinado a um universo de legendas em brasileiro, o segundo para português e finalmente o último para séries que não rodam tanto na Europa:

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Precisa de ajuda? Perguntar à Anna

A Anna é um exemplo de algoritmos de Inteligência Artificial aplicados na publicidade. Passo a explicar: a IKEA tem ao dispor na sua página a Anna, uma personagem robot para ajudar todos os que tenham questões sobre a IKEA. Não admira que a coisa tenha tendência a descambar para a brincadeira e comecemos a fazer perguntas mais ousadas. Mas a surpresa é que a Anna está preparada para isso. Por exemplo, pergunte à Anna se tem namorado, ou se é virgem, quanto ganha no IKEA, ou peça para fazer uma conta de matemática. Surpreenda-se! A ideia é original. Ah, e já agora pergunte alguma coisa sobre a IKEA, afinal de contas, é para isso que ela ali está...

http://www.ikea.com/pt/pt/
(canto superior direito)

domingo, fevereiro 17, 2008

Miro: nova revolução no multimédia

Miro é uma nova aplicação muito procurada na Internet. Permite visualizar qualquer formato de ficheiros multimédia (MPEG, Quicktime, AVI, H.264, Divx, Windows Media, Flash Video, áudio e muitos mais), grava vídeos do YouTube para o seu computador, tem suporte para torrents, conta já com milhares de canais e é gratuito! Promete ser uma revolução.

http://www.getmiro.com/

sábado, fevereiro 16, 2008

A nova geração da net

O Mingle integra-se na web 2.0, a nova geração da Internet, destinado também a uma geração mais nova. Surgiu de um projecto universitário e foi construída pela Ideavity, uma empresa portuguesa. A ideia consiste numa comunidade virtual que interage através de ferramentas online. E como foi pensado para uma nova geração, é destinado a ti, onde podes ter a tua galeria de imagens, ganhar prémios nos passatempos, o teu instant messenger, o teu avatar, criar uma página pessoal, ouvir música na rádio Mingle, jogar online com outros participantes e bater recordes, participar no fórum e muitas outras coisas que te permitem comunicar com os teus amigos de forma divertida. Podes ter acesso a informação cultural, assim como partilhar eventos/festas ou jogos teus com toda a comunidade. Tudo num só sitio para não perderes tempo a partilhar as tuas coisas! E tudo sem fazer download de nada.

http://www.mingle.pt/

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

De regresso às incompatibilidades das versões de Office

Este link surgiu com uma solução para um problema que me faz recordar os velhos tempos das incompatibilidades entre documentos criados em WordPerfect e em diferentes versões de Word. Felizmente foi um problema ultrapassado. Pelo menos até agora. Mas com o Office 2007 parece ser diferente. É verdade que nada é eterno e teria de existir novamente um ponto de viragem e evolução. Mas adiante. Este link permite converter formatos não só de documentos de Office, mas muito mais, como outros tipos de documentos, imagens, músicas e até vídeos. Suporta ficheiros originais de grandes dimensões (até 100MB!) e o ficheiro convertido é acedido através de um link enviado por e-mail. Existe sempre o risco da privacidade dos nossos documentos, mas temos de reconhecer que se trata de uma ferramenta útil para situções de pânico.

http://www.zamzar.com/

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O corpo humano em 3D e na Internet

As escolas evoluíram da ardósia para o computador e dos cartazes com o corpo humano para a realidade virtual. Com ferramentas como esta que permite estudar o corpo humano de forma 3D, os jovens não tem desculpa para não acharem o assunto divertido. É no entanto necessário criar uma conta de utilizador e instalar um plugin no seu browser. Depois é descobrir o corpo: inclui o sistema circulatório, digestivo, linfático, muscular, nervoso, reprodutivo, respiratório, esqueleto, etc. Disponível em inglês.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Gravar vídeos do YouTube no seu computador (2)

Como ainda existe uma grande procura de como descarregar e converter vídeos de determinados sítios como por exemplo o YouTube, este blog tem uma vasta lista de ferramentas para este fim. Mais uma vez são todos online, sem necessidade de instalar programas no seu computador.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Petições online para (quase) tudo

Sobre alteração ao hino, para criar um eBay, a favor das línguas clássicas, sobre a Internet, sobre referendos, sobre artistas para actuar aqui ou acolá, contra as comissões de levantamento nas caixas de multibanco, apoios a campanhas por quem merece e quem não merece, enfim, há petições para (quase) tudo.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Descubra as diferenças

"Descobrir as diferenças" é um passatempo muito procurado em alguns jornais ou revistas. Mas também existe na Internet inúmeros sítios com imagens para descobrir as diferenças. E encontrei alguns mesmo interessantes. Ora vejamos, a primeira sugestão é um exemplo para descobrir as diferenças de forma interactiva:


outra sugestão com imagens em movimento,

com desenhos coloridos para os mais novos,

e com imagens mais "sexy" para os mais crescidos...

domingo, fevereiro 10, 2008

Engenhocas por uma pechincha

Um link interessante sobre engenhocas, descoberto, imaginem bem, nos anúncios publicitários do Google! Tem diversos artigos originais, quer na área de informática, automóvel, telemóveis, casa, desporto, diversão, etc. Mas o melhor mesmo é que pode comprar pela Internet e não paga custos de envio! Eu também não acreditava e experimentei adquirir alguns artigos. A verdade é que já tenho os artigos comigo. Atenção que são made in China, mas para o preço é uma "pechincha"!

sábado, fevereiro 09, 2008

Conteúdo de acordo com a localização

A sugestão de hoje é mais técnica e para quem goste de desenvolver páginas na Internet. O objectivo é direccionar uma página consoante o país ou mesmo cidade onde esteja localizado o visitante. Além do mais, este serviço é gratuito! Para perceber melhor, convém seguir os exemplos em:

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Wip - a lista Vip da Internet

"Wip" é a lista "vip" da Internet, ou seja, "Web Important People"! Esta lista é actualizada com base nos nomes mais citados na Internet: blogues, noticiários, fóruns, e muitos outros sítios. George W. Bush, Britney Spears, Bill Gates, Eminem e Paris Hilton estão no topo da lista à data desta mensagem. Pode pesquisar outras figuras públicas pelo nome ou pelo país. Achei interessante quando experimentei procurar pelo Primeiro Ministro Português José Sócrates e fui parar a "Puerto Rico"... Ainda assim não deixa de ser um link interessante da autoria dos "nuestros hermanos"!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Perdidos e achados

Não é muito vulgar incluir links interessantes associados a portais do governo. Mas este é uma excepção e espero que possa ser a porta de entrada para mais. Trata-se do Portal Perdidos e Achados. O apelo é o seguinte: se encontrar objectos, valores ou documentos abandonados em espaços públicos proceda à sua entrega às autoridades ou a outras entidades que possuam estruturas de recepção de objectos perdidos, como é o caso de empresas transportadoras ou grandes superfícies comerciais. Se por acaso perdeu algum objecto, valor ou documento pode também procurar por aqui:

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Busca MP3 Brasil

O blogue está de volta com outro link interessante para a pesquisa de MP3 (e outros formatos como WMA). Alguns problemas durante as experiências pois nem todos os resultados das pesquisas funcionaram, mas é quase sempre possível obter a música pretendida. A lista de músicas é infindável, mas atenção às diferentes versões da música original. Mais uma vez é de aproveitar enquanto dura!

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Jogar Doom online

Agora é a vez de jogar Doom online. Ao efectuar uma pesquisa mais exaustiva, os jogos mais famosos de algumas gerações atrás, estão hoje disponíveis online! O emblemático Doom não foge à regra. Existem mesmo diversas versões, mas talvez esta seja a mais fiel e impressionantemente fluída, com melhores gráficos e melhor jogabilidade do que a versão original. Pelo menos é esta a minha opinião!

http://necromanthus.com/Games/ShockWave/doom.html

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Descobrir o tipo de letra (2)

Depois desta sugestão de identificar o tipo de letra com a amostra de um alguns caracteres, agora a sugestão é diferente. Digita algumas palavras e numa sequência de passos associados a propriedades específicas, é possível chegar a um conjunto de fontes que melhor ajusta àquela que pretende identificar. Proponho dois links interessantes com a mesma abordagem que podem ser complementares.

domingo, fevereiro 03, 2008

Novelas brasileiras e portuguesas

As telenovelas (novelas exibidas na televisão) já estiveram ou ainda estão presentes na vida de todo o telespectador. Quem não se lembra de "Gabriela", ou "Roque Santeiro", "Tieta", "Sassaricando", "Vila Faia", "Chuva na Areia" e mais recentemente quem não ouviu já falar dos "Morangos com Açúcar" ou "Floribela"? Quantas telenovelas já passaram pela televisão? Um visitante do blogue sugeriu dois links interessantes: o primeiro orientado para as novelas brasileiras e o segundo link com resumo das telenovelas em exibição.

sábado, fevereiro 02, 2008

Copiar torrents online

Um torrent é um termo utilizado na partilha de ficheiros entre utilizadores, ou seja, com a colaboração de várias utilizadores, é possível partilhar conteúdos de forma mais rápida, distribuída e variada. Na prática, um torrent, é apenas uma indexação dos ficheiros partilhados e para conseguir obter o ficheiro é necessário um programa apropriado. Ou talvez não, porque já existe o BitLet que permite descarregar esses ficheiros através de torrents sem instalar nada no seu computador! Quanto à piratearia, a questão é outra. O que se partilha ou o que se vai buscar depende de cada um.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Salvem o Windows XP

É peculiar saber da existência de uma petição para salvar um produto da Micro$oft, mais propriamente o já mítico Sistema Operativo (SO) "Windows XP". A razão é a Microsoft planear o fim da venda do Windows XP em Junho de 2008 (e provavelmente o suporte também para breve). Pessoalmente nasci com produtos desta empresa desde o rudimentar DOS até ao Windows Vista. Mas foram as versões 98SE e o XP que mais gostei. Ainda hoje tenho computadores a correr Windows 98SE e XP (não conservei nada do Windows 95 nem 2000 e muito menos o ME, mas gostei do Windows NT para trabalho). Também o Linux esteve presente no ambito de desenvolviemnto, mas ainda hoje considero o "mundo Windows" talvez a melhor "porta" de entrada para aprender a lidar com computadores. E o Windows Vista também vai nesse sentido é certo: um OS gráficamente apelativo ao estilo Mac do senhor Steve Jobs, mas a verdade sente-se ao usufruir da máquina. É um SO pesado, lento, instável e ainda com graves problemas de compatibilidades quer a nível de hardware, quer de software! Pessoalmente sugiro que não (in)Vista. Pelo menos por enquanto! Até lá, salve o XP!

http://weblog.infoworld.com/save-xp/