segunda-feira, março 31, 2008

Nós temos o caos no jardim

"Nós temos o caos no jardim", ao que eu acrescentaria, "à beira mar plantado". Trata-se um blogue satírico por excelência com montagens fotográficas com as flores que são os nossos políticos. "Se há quem chore de alegria porque não haveremos de rir de tristeza". Pois é essa a missão dos textos encontrados neste blogue actualizado diariamente. Mas atenção, pois quem visitar este blogue fica já avisado que é uma zona de fumadores...

http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/

domingo, março 30, 2008

YouTube da Magia

O título diz tudo: vídeos online sobre magia. O YuDomagic é um sítio repleto de vídeos para ver e descobrir muito sobre magia e assim aprender a fazer truques com cartas, dados e até outros mais complexos. Estimulante para não nos sentirmos tão idiotas ao vermos truques de magia!

http://www.yudomagic.com/

sábado, março 29, 2008

Enciclopédia da vida

As pesquisa não se fazem só pela procura nos motores de busca, pois enciclopédias não faltam. A EOL (Enciclopédia Da Vida) ainda não é, mas promete ser uma enciclopédia de qualidade em tópicos pouco detalhados, com qualidade e creditação científica. Destina-se a cientistas, professores, alunos, media, a todos. A EOL foi inspirada na Wikipedia. Entretanto, merece uma visita à demonstração do que virá a ser a EOL.

sexta-feira, março 28, 2008

Aprender a ler com a Cartilha Maternal

A Cartilha Maternal, publicada em Portugal ainda no século XIX, funcionou durante muito tempo como método oficial de aprendizagem da leitura. É natural que muitos que visitem este blogue ainda tenham aprendido pela Cartilha Maternal! O autor desta iniciativa não tendo ficado contente com o aquilo que encontrou, resolveu fazer uma adaptação para a Internet aquela que foi também a sua fonte de aprendizagem. Apresentar a Cartilha Maternal na Internet tem várias vantagens sobre a versão em papel, nomeadamente a variação do tamanho das letras, escolha dos alfabetos e disponibilidade universal. É um página muito bem conseguida, com um "web design tão austero", mas da maior compatibilidade para qualquer computador com acesso à Internet, rápida e sem a necessidade de qualquer instalação adicional. Resumindo, funcional e muito útil para ensinar quem queira aprender! Dos 5 aos 10 anos e não só. Conta ainda com um pequeno resumo biográfico de João de Deus e a História da Cartilha Maternal.

http://www.gomes-mota.nome.pt/joao/cartilha/index.html

quinta-feira, março 27, 2008

O dia de hoje ao longo da História

Todos os dias do ano tem História para contar. Neste dia, 27 de Março, em 1625 Charles I tornou-se rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda, em 1871 realizou-se o primeiro jogo internacional de rugby, em 1998 foi aprovada a utilização do Viagra para tratamento da impotência, para além de muitos mais acontecimentos interessantes! Nasceram neste dia Mariah Carey, Quentim Tarantino, Xuxa, Vitor Meira para além de outras pessoas famosas. Duas sugestões interessantes para saber mais sobre a História de cada dia:

http://encyclopedia.calendarhome.com/
http://www.thecelebritycafe.com/birthdays/

quarta-feira, março 26, 2008

Ponteiros de rato animados

Já estiveram mais na moda, mas por vezes chegavam a ser irritantes. Ao visitarmos determinados sítios na Internet, o ponteiro do rato ganhava animações, desde letras a correrem atrás do ponteiro, bonecos animados e elásticos a relógios analógicos, havia de tudo. Pois descobri recentemente um sítio com exemplos de como programar esses efeitos. Mas atenção que este sítio tem muito mais do que animar o ponteiro de rato!

http://www.dynamicdrive.com/dynamicindex13/

terça-feira, março 25, 2008

Disfarçar o seu e-mail

Existem muitos sistemas informáticos (vulgarmente conhecidos por "bots") que navegam pela Internet, encarregues de buscar endereços de e-mail, para seguidamente bombardear com conteúdos indesejados ou SPAM. Contudo, é necessário revelar o e-mail em muitas ocasiões. Então como fazer? Existe uma possível alternativa, que em vez de escrever o e-mail em texto, passa a exibir uma imagem com o respectivo endereço, muito mais difícil para ser reconhecido por esses "bots". Esta ferramenta é gratuita, e permite escolher o tipo de fonte, a respectiva cor e tamanho e a cor de fundo. Depois é só copiar o link. Experimente.

segunda-feira, março 24, 2008

Filmes gratuitos na Internet

Existem muitos filmes sem o sucesso necessário para chegar aos grandes ecrãs do cinema. Estes filmes chamados da série "B" vingam na Internet. Filmes de horror, ficção científica, kung-fu ou de westerns, podem ser descarregados na totalidade e de forma gratuita em:

domingo, março 23, 2008

Para que serve esta aplicação?

Seja um utilizador experiente de computadores ou um simples amador, é sempre provável encontrar a correr no seu computador uma aplicação/processo sem saber para que serve. Pode encontrar no menu de arranque, no registo ou no gestor de tarefas. Pode ser útil ou dispensável ou mais importante, tratar-se de uma aplicação maligna como vírus, worm, trojan ou outro malware. A sugestão de hoje deve fazer parte dos seus favoritos para a próxima vez que tiver uma questão destas: descobre para que serve a aplicação e como tratá-la. Conta já com uma biblioteca muito vasta.

sábado, março 22, 2008

Desenhar o favicon online

Muito sítios na Internet têm um pequeno icon, "favicon.ico", associado ao endereço. Foi já referido no blogue uma ferramenta online (ver aqui) que permite gerar favicons através de uma imagem. Desta vez a sugestão é diferente: desenhar online o seu próprio favicon! Experimente!

http://www.somacon.com/p44.php

quinta-feira, março 20, 2008

Pelo logotipo não esquece

Mais um link interessante que surpreende. Eu próprio ao descobrir determinados links fico pasmado! A Internet é de facto um poço de surpresas e ... de cromos! Passo a explicar. É muito natural que já se tenha esquecido do endereço electrónico de um determinado sítio ou até mesmo do nome para poder "googlar". Mas é menos provável que tenha esquecido o logótipo. Pois alguém se lembrou de juntar centenas de logótipos ou imagens representativas de marcas, com apontadores para os respectivos sítios na Internet.

quarta-feira, março 19, 2008

Agora com olho de pássaro

Já foram referidos diversos links interessantes sobre mapas mundiais com imagens captadas por satélite. Entre estes links está também o serviço da Microsoft, o Live Search Maps, que procura fazer frente ao Google Earth agora com uma nova funcionalidade: "olho de pássaro". Permite visualizar o cenário como se estivesse a voar como um pássaro de 4 ângulos diferentes. Apenas algumas cidades mundiais estão contempladas por esta maravilha. Mas para além desta novidade, a interface está muito mais fluída e com uma cobertura de estradas talvez superior ao Google Earth. A batalha promete!


(ver aqui o exemplo do Castelo de S. Jorge na Cidade de Lisboa)

terça-feira, março 18, 2008

Programa ABCiência também online

ABCiência é um programa em exibição no canal RTP da televisão portuguesa, que procura promover a ciência para os mais novos. Mas o ABCiência está também presente na Internet para quem não tem a oportunidade de seguir este programa pela televisão. Recheado de vídeos com experiências divertidas, enigmas matemáticos, curiosidades da cozinha como um laboratório, divulgação de "zingarelhos" e "engnhocas", apresenta também os diversos centros de Ciência Viva espalhados pelo país. Com a colaboração do cientista Leonel Silva e da apresentadora Carlota Crespo, para além de cientistas convidados como Nuno Crato entre outros, tem todas as semanas uma figura pública convidada a colocar as suas questões científicas! Merece a visita.

http://www.abciencia.net/

segunda-feira, março 17, 2008

Revisitar o blogue Links Interessantes

Já lá vão alguns anos desde que começou e já tem mais de 700 links interessantes! É sempre possível visitar antigas sugestões por dois métodos rápidos: pela pesquisa com palavras chave (do lado superior esquerdo) ou com uma visita ao arquivo (organizado mensalmente). Pode ainda saber das novidades através do agregador RSS. Mais ainda, pode sugerir o link a alguém através de e-mail, adicionar um apontar e, é claro, deixar os seus comentários. Estas funcionalidades estão presentes em todos as mensagens!

Arquivo e RSS

domingo, março 16, 2008

WWW - Pelo Bosque

Este jogo online foi produzido no âmbito do programa "Construir uma Europa para e com as crianças". O objectivo é preparar as crianças para os perigos que existem na Internet, mas de forma a continuarem a divertir-se e a brincar.

sábado, março 15, 2008

Despertador online gigante

É um relógio digital e um despertador. Em quatro medidas e em quatro cores e é tudo! Talvez a página mais simples que encontrei até hoje, mas funcional. A publicidade podia ser um pouco mais discreta e o som de alarme mais apelativo ou mesmo configurável, mas com ... "Copyright"!?

sexta-feira, março 14, 2008

As melhores páginas não encontradas

Navegava eu pela Internet quando deparo com um dos erros mais típicos: "Página não encontrada" ("Page no found", tecnicamente identificado como erro 404). Nada de especial, não fosse a originalidade da apresentação do erro. Resolvi então pesquisar as formas mais originais do erro 404. Fiquei surpreendido de como a forma divertida de mostrar os erros pode ajudar a esquecer a página não encontrada. Existem histórias, imagens, vídeos, animações em Flash e até encontrei páginas de erro com publicidade... Uma pequena selecção dos mais interessantes:

http://www.404error.info/
http://www.homestarrunner.com/systemisdown.html
http://www.lookitsme.co.uk/404_me
http://www.plinko.net/404/

quinta-feira, março 13, 2008

Post-it online

Aquele papelinho autocolante de cor amarela como os Simpsons, é um milagre para os mais esquecidos. Mais conhecido por "Post-It", continua amarelo, quadrado, com uma barra autocolante e continua assim porque funciona! Com algumas variantes noutras cores, formatos, com desenhos e até cheiros, também já dispõe de versão electrónica sem a necessidade de instalar nada no seu computador. Nada ou quase nada, pois podem ser necessários cookies. Duas sugestões:

quarta-feira, março 12, 2008

Wikimapia = Wikipedia + Google Maps

Wikimapia é um projecto Web 2.0 para descrever todo o planeta, através da integração da Wikipédia no Google Maps, onde todos podem participar. Procurar uma cidade, um local, um edifício, um espaço, uma referência, algo que pode ser definido por um polígono com imagens e um texto descritivo. Também está preparado para funcionar com receptores de GPS.

terça-feira, março 11, 2008

Simulador de daltonismo

O daltonismo (em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar esta anomalia de que ele mesmo era portador) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. Com uma reportagem recente lembrei-me de procurar na Internet uma fora de testarmos quando somos daltónicos. Uma das ferramentas mais utilizadas são os testes de Ishihata para verificar a existência de daltonismo, que pode ser dividido em Deuteranopia, Protanopia, Tritanopia entre outras anomalias na identificação de cores. Mas o mais interessante foi ter descoberto um simulador de daltonismo para imagens e mesmo páginas na Internet, ou seja, como um daltónico vê a Internet. A primeira sugestão é utilizar a página com os testes de Ishihata no simulador de daltonismo para experimentar esta visão. Existem ainda curiosidades sobre os daltónicos, pois podem ter vantagens em relação às pessoas portadoras de visão normal! Descubra na Wikipedia:

segunda-feira, março 10, 2008

Caras conhecidas

A ideia é simples: colocar uma fotografia com a sua cara e a dos seus amigos num vídeo "JibJab" e depois é só enviar-lhes. Vai ser uma risota! Os vídeos são desde danças, festas de aniversário, marcianos, declarações amorosas, desportos, striptease, ou até mesmo a Última Ceia! Incrível mesmo.


(em particular sugiro este vídeo para pessoas muito conhecidas dos portugueses: http://www.jibjab.com/starring_you/receipt/2102789)

domingo, março 09, 2008

Benchmark aos sistemas de armazenamento

Desta vez a sugestão é um programa interessante, útil e gratuito. Serve para testar a performance dos discos no seu computador, velocidade de leitura e de escrita, verificar se tem sectores danificados, temperatura de funcionamento, entre outras opções. Aplica-se a discos internos, externos, memórias USB, etc. Com uma interface gráfica simples e intuitiva. Permite ainda gerar imagens com os respectivos relatórios.

sábado, março 08, 2008

Será a revolução na pesquisa visual?

Novo motor de pesquisa visual, ou seja, através da exibição de imagens em 3D, permite pré-visualizar as páginas resultantes da pesquisa. A inovação está na forma de apresentar as imagens. Quem utilizar as interfaces dos computadores Max OS X, vai notar semelhanças. Quanto aos resultados da pesquisa não parecem ser convincentes, talvez por estar ainda numa fase beta. Mas o mais divertido é a mascote!

sexta-feira, março 07, 2008

Qual o tamanho desse sapato?

O link interessante sugerido aqui para converter as medidas de peças de vestuário também permite converter as medidas referentes a calçado. Mas existem outros links mais práticos e completos sobre sapatos, como por exemplo estes dois:

quinta-feira, março 06, 2008

Piclens: como ver imagens da Internet

Cada vez mais as pesquisas pela Internet são feitas com busca em imagens. Foi sugerido no Links Interessantes um plugin que permite pesquisar e visualizar imagens da Internet de forma diferente. Funciona em Windows e Mac, em Firefox, InternetExplorer e Safari, Google, Picasa, Flickr, Yahoo!, Facebook, eBay, etc. Para perceber como funciona este conceito, deve visualizar primeiro o vídeo e depois é só fazer download e instalar.

quarta-feira, março 05, 2008

Do próprio ao próprio

"DoProprioAoProprio" é um conceito arrojado que pretende ir contra o status-quo do mercado imobiliário, ao criar condições para eliminar a intermediação. Na actual conjuntura económica, a eliminação da intermediação imobiliária e das elevadas taxas que lhe estão associadas, já não é apenas interessante. É um imperativo para que possa de facto valorizar os seus activos! Espero que mais ideias semelhantes surjam na Internet, nomeadamente na venda de artigos de menor dimensão, como eBay, Miau.pt, etc.

terça-feira, março 04, 2008

Haluz: ajude o pequeno herói

Com alguma regularidade são sugeridos links interessantes sobre jogos, a maioria disponíveis online. Desta vez descobri um jogo de aventura que consiste em ajudar um pequeno herói na sua missão de salvamento. Um jogo sem grande complexidade, mas com um cenário envolvente e agradável para passar uns bons momentos. O Haluz já vai na segunda versão!

http://www.haluz.eu/
http://www.haluz2.net/

segunda-feira, março 03, 2008

Ressuscitar dead-pixels

O título do link "killdeadpixel" é um pleonasmo, pois é "matar pontos mortos". Mas em vez de matar, devia ser ressuscitar! Passo a explicar. Com os monitores mais recentes, é comum encontrarmos "dead-pixels", isto é, pontos que permanecem a nego ou pontos que estão sempre saturados com a mesma cor. Para verificar se tem esse problema no seu monitor, veja aqui. Entretanto surgiu uma "receita da avozinha" que talvez recupere os "dead-pixels" em algumas situações. Os autores sugerem que esta receita seja aplicada durante uma hora. Não possuo nenhum monitor com esta anomalia, mas se por acaso alguém estiver nesta situação e puder testar gostaria de saber a vossa opinião!

http://killdeadpixel.com/

domingo, março 02, 2008

Todos os posters também sobre o surrealismo

Numa pesquisa sobre surrealismo, nomeadamente sobre um artista relativamente pouco conhecido, Rafal Olbinski. O tipo de pinturas têm alguma semelhança com Salvador Dali, artista mais conhecido (é muito provável que já tenha recebido um e-mail com apresentações das pinturas surrealistas de Salvador Dali). E como uma link puxa outro link, naveguei até ao AllPosters, que tal como o nome indica, tem "todos" os posters de artistas e não só: filmes, música, desporto, televisão, animais, flores, paisagens, eventos, viagens. De tudo o que possa imaginar. Se gostar pode encomendar à sua medida.

sábado, março 01, 2008

Cadê meu Santo?

Como o título sugere, o link interessante de hoje é sobre Santos. Neste sítio pode pesquisar o seu Santo, numa lista com várias centenas de biografias de Santos! Mas não é tudo: pode consultar os Santos padroeiros e as respectivas festas do corrente mês, fotos e muito mais. Ainda com um design um pouco antiquado, tem um vasto conteúdo.


[Este link é sobre a religião católica, mas o blogue está também aberto a sugestões sobre links interessantes de outras religiões.]