O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

terça-feira, abril 26, 2011

Emissões da TDT arrancam a 29 deste mês

A TDT (ou Televisão Digital Terrestre) vai iniciar as suas emissões no dia 29 deste mês.
A fase inicial começará por cobrir a zona litoral do continente, e pequenas zonas dos Açores e da Madeira. Depois, paulatinamente, ir-se-á estendendo ao resto do território, nomeadamente às zonas do interior, até acabar por cobrir todo o território continental e das Regiões Autónomas.

Bom, apesar de se chamar "Terrestre", a recepção continuará a ser por intermédio de uma antena, a qual deverá ser posicionada na direcção do emissor. A grande diferença está no tipo de emissão: "Alta Definição". Para que se possa assitir à imagem e ouvir o som, este tipo de emissão terá que ser descodificada por um aparelho (incluído ou não no televisor), chamado precisamente descodificador TDT (Televisão Digital Terrestre).

Pode aceder ao site abaixo para as mais diversas informações. Tem uma animação em flash que mostra as várias coberturas sucessivas até, repetimos, todas as parcelas do território continental e das duas regiões autónomas estarem a funcionar com TDT.

Outras informações úteis disponíveis são esquemas e explicações sobre como interligar os diversos aparelhos: televisor com descodificador incluído; o próprio descodificador TDT (caso o televisor não o possua); o DVD; um possível sistema, a priori de melhoria de áudio (amplificador, homecinema, ...), etc.
Poderá ir escolhendo, então, um ou mais aparelhos, indicar o número de entradas e saídas de HDMI (1) e de SCART (2) de cada um deles, e aparecer-lhe-ão esquemas de como interligar os vários aparelhos, assim como os cabos e fichas (HDMI, SCART, ou ambos) a usar caso a caso.


E para tirar de vez todas e quaisquer dúvidas que ainda tenha, o portal abaixo:

(1) HDMI - Ficha de "High-Definition Multimedia Interface", ou "Interface Multimédia de Alta Definição"
(2) SCART - Ficha do "Syndicat des Constructeurs d'Appareils Radiorécepteurs et Téléviseurs", também conhecida por "Euroconector" e por "ficha de 21 pinos".

Colaborador do Links Interessantes:
A. Vieira (Webdesigner, Admin, Webmaster)

1 comentário:

Pedro disse...

Recomendo a Loja Online www.TDTSAT.com.pt - Especialistas em Equipamento TDT Televisão Digital Terrestre e Satélite.