O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

domingo, junho 05, 2011

Procure falhas no seu processador

SecurAble.exe é um pequeníssimo executável, e nem precisa de instalação para correr. É dos mais recentes pequenos utilitários grátis da autoria de Steve Gibson. Este é o conhecido admin e webmaster do site www.grc.com (grc significa Gibson Research Corporation), um famoso site de segurança informática que possui um dos melhores (senão o melhor) scanners online, o "ShieldsUp!" para mostrar portos - também chamados portas - abertos, camuflados, e/ou fechados de computadores ligados à net.

O SecurAble.exe serve para avaliar três parâmetros do processador do seu computador e descobrir possíveis falhas nele. Isto sem precisar de instalar nada, repetimos.

Finalmente, não convém confundir o SecurAble.exe de Gibson com um malware - spyware, melhor dizendo - com o mesmo nome e extensão.

1 comentário:

Umbertho disse...

Prefiro, de longe, o Prime95 também este capaz de detectar falhas nos processadores mas... falhas de outra natureza.

O Prime95, através do cálculo de números primos, é capaz de detectar quando um processador faz cálculos errados como é o caso de quando os processadores têm defeitos de fabrico ou estão a chegar ao fim da sua vida ou ainda quando fazem cálculos errados por o utilizador ter acelerado o processador através da respectiva BIOS (mais conhecido por "Overclocking")

Muito boa gente cai na tentação de acelerar o processador sem saber que a partir do momento em que o fazem o computador corre um elevado risco de deixar de ser um instrumento de trabalho fiável por causa de falhas de cálculo a que passa a estar sujeito.