O blogue encontra-se encerrado. Foram 10 anos com mais de 3000 links interessantes. Obrigado a todos e até um dia!

sexta-feira, agosto 31, 2007

Anedotas... num site de jeito

Estava a faltar uns bons momentos de gargalhadas. Por exemplo, um link com anedotas vem mesmo a calhar! O mais original neste link é poder pontuar cada uma das anedotas, escolher as 20 melhores, as 20 mais recentes, ou simplesmente uma anedota aleatória. Claro que pode submeter também a sua anedota e assim contribuir para aumentar o site. Mas a anedota terá de ser moderada! Os autores deste site tiveram o cuidado de separar o conteúdo para maiores de 18 anos. Estão de parabéns. E esta foi a anedota que mais gostei (pudera, também é a mais pontuada!):

No hospital, diz o médico:
- O senhor é o dador de sangue?
- Não, eu sou o da dor de cabeça!

quinta-feira, agosto 30, 2007

Entre Pratos

A Gil&Miller - Produções Lda desenvolveu um projecto de um programa de televisão sobre gastronomia com o chefe Henrique Sá Pessoa (jovem, pleno de iniciativas, já obteve o prémio de chefe do ano 2005, selecção nacional, com cursos na Cozinhomania e chefe do restaurante Sheraton Lisboa Hotel & Spa). Para além do programa que pode ser seguido no canal 2 da RTP, dispõe ainda de um sítio recheado de receitas, com umas pitadas de fotos e vídeo. Um link apetitoso!

quarta-feira, agosto 29, 2007

A electrónica Tuga








Como escrevi em resposta a um comentário no blog, tenho vindo a investir em Links Interessantes Portugueses, pois também temos de bom no mundo das tecnologias. O link "TugaTrónica" é exemplo disso. Apresenta as últimas novidades e talvez as mais originais no campo das tecnologias em geral, mas com maior ênfase no mundo da electrónica electrónicos. Como sou (já fui mais...) apaixonada pela electrónica, percorri todos os posts deste link! Encontrei de tudo: desde componentes originais USB, Robots, motores USB, iPods de madeira, telemóvel "transformer", a engenhocas electrónicas (criar o seu ponteiro laser, carregadores de baterias, comandos infra-vermelhos, até circuitos electrónicos comestíveis). Comclusão: há muito para experimentar e descobrir. Merece uma visita periódica.

http://www.tugatronica.com/

terça-feira, agosto 28, 2007

Projecto ROLI - Radios em PT

O Projecto ROLI, promovido pela APR - Associação Portuguesa de Radiodifusão, tem como principal objectivo a colocação das emissões da grande maioria das rádios portuguesas na Internet. Neste momento o projecto já se encontra praticamente a funcionar suportado pelas rádios, podendo actualmente ser escutadas as emissões de 195 operadores de radiodifusão.

domingo, agosto 26, 2007

(Quase) um simulador de browsers online

Quer seja um webdesigner, que ocasionalmente faça umas páginas ou simplesmente navegue na Internet sabe que existem diversos browsers ou aplicações para navegar na Internet. Teoricamente, as páginas deviam aparecer de igual forma em qualquer browser. Na prática isso não acontece. Principalmente para quem desenvolve páginas, testar a compatibilidade das páginas entre browsers é sempre uma estopada! Ainda que o tão conhecido Internet Explorer seja ainda o mais utilizado, outros como o Firefox estão a ser cada vez mais utilizados. Para testar as páginas em qualquer browser sem os instalar no seu computador seria ideal que existisse um simulador online. Até hoje ainda não encontrei. No entanto existe um "quase" simulador. Isto porque permite tirar "uma fotografia" de como a sua página aparece em diversos browsers de diferentes sistemas operativos. "Fotografia", porque permite ver como aparece, mas não permite navegar. Bem, pelo menos já é alguma coisa! Atenção, ao experimentar, terá de aguardar alguns segundos (bastante mesmo) até aparecer pelo menos uma imagem!

sábado, agosto 25, 2007

Hofmann - Album Digital















Na era das máquinas fotográficas digitais, parece ter desaparecido o encanto de esperarmos até ter as fotos reveladas. Mas o prazer de criar um álbum de fotografias pode muito ser aplicado com fotos digitais. É muito fácil, personalizável e deveras interessante. Resulta num álbum de capa volumosa e elegante, com impressões de qualidade garantida (impressão digital ou em papel fotográfico) de 18 a 78 páginas. Experimente construir o seu próprio álbum, do download do programa, organizar as fotografias e encomendar o álbum. Pode ainda fazer o seu poster ou tela digital. Consulte os preços e prazos de pagamento. Só por experimentar o programa vai ficar convencido e motivado!

http://www.albumdigital.com/

sexta-feira, agosto 24, 2007

Jogar Ouri

O Ouri é um jogo pertencente à família dos jogos de contagem e captura. Pensado para duas pessoas é jogado num tabuleiro de 12 casas e com 48 pedras ou sementes. Pelas primeiras jogadas parece ser um jogo muito fácil, mas depressa percebemos que é um grande desafio! Tudo sobre o jogo em:


Experimente jogar:

quinta-feira, agosto 23, 2007

Pedómetro: passo-a-passo

Pedómetro, busca-pé, conta-passos, ou pedometer (na língua inglesa), é simplesmente um pequeno aparelho, normalmente do tamanho de um porta-chaves, para contar o número de passos dados por uma pessoa. Permite também estimar a distância percorrida e as calorias gastas em determinadas actividades desportivas. Também já experimentei num dia de fim-de-semana, dei cerca de 1296 passos (uma distância equivalente de 1.1km no meu passo) e num dia de trabalho, cerca de 8884 passos (aproximadamente 6.7km). Não gastei muitas calorias. Existem pedómetros para todos os gostos, incluindo em telemóveis ou até no iPod. E talvez o link mais interessante sobre o assunto é já bem conhecido (ver também os links sugeridos em "External links"):

http://en.wikipedia.org/wiki/Pedometer

E para perceber como funciona por dentro:
http://www.digiwalker.co.uk/CW-701.cfm

quarta-feira, agosto 22, 2007

Velório Virtual

O serviço de "Velório Virtual" foi criado destinado aos familiares e amigos que estão longe da cidade ou mesmo do país e que não poderiam chegar a tempo ao velório de um ente querido, mas que desejam participar do momento de despedida. Por meio de câmaras instaladas nas quatro salas existentes, os parentes e amigos podem acompanhar a cerimónia à distância e em tempo real. Também é possível que as pessoas enviem mensagens electrónicas de condolências para a família por meio de um link no site:

http://www.urbam.com.br/php/noticia-especifica.php?id=66

terça-feira, agosto 21, 2007

A versão mais ecologista do Google

De forma a poupar energia consumida pelos monitores, este link propõe pesquisas pelo tão conhecido Google, mas com o ecrã predominantemente negro. Garantem poupar cerca de 750 Megawatts por ano. Também pode poupar o seu monitor. Encorajam a fazer do "Blackle" a sua página principal e a divulgar perante os amigos.

http://www.blackle.com/

segunda-feira, agosto 20, 2007

Vai uma boleia?

A ideia é simples, mas talvez genial! Viajar com companhia e partilhar custos. Ou seja, imagine que é condutor com espaço a mais no carro e pretende fazer uma viagem de um lugar para outro na companhia de alguém. Pode mesmo aproveitar e dividir os custos da viagem. Como explicar as razões que levaram à criação deste site? A ideia surgiu da Bélgica, onde isto se faz há vários anos. Um pouco por toda a Europa as pessoas se associam na tentativa de diminuir os custos da sua vida quotidiana, os problemas ecológicos e o isolamento crescente dos seres humanos. Tendo em conta todas estas tendências e querendo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses, os autores decidiram lançar esta iniciativa. Existe sempre algum risco de viajar com alguém que não conhece, mas o sítio também sugere alguns cuidados a ter, como pedir o bilhete de identidade e indicar a alguém da sua confiança.


Versão internacional:

domingo, agosto 19, 2007

Gerador de passwords

Se é pouco criativo para passwords seguras, este link pode ser uma ajuda preciosa. Premite gerar passwords com tamanho definido pelo utilizador, apenas com caracteres, maiúsculos e/ou minúsculos, com ou sem números e com ou sem caracteres especiais (por exemplo: +-*@#%=?!_;.). As passwords resultantes são de certeza seguras (pode confirmar aqui, outro link interessante), mas vão ser dificeis de memorizar...

http://www.techzoom.net/security-password.asp

sábado, agosto 18, 2007

Que bela cena!

Para partilha de vídeos ao estilo do YouTube. Conta já com uma boa colecção de vídeos, principalmente divertidos. Aqueles momentos que revelam uma bela cena para gravar. No entanto, existe uma selecção de forma a garantir qualidade nos vídeos partilhados. De realçar por ser uma obra nacional, mais especificamente dos Açores.

sexta-feira, agosto 17, 2007

EepyBird.com

Ainda se recordam da Experiência #137, sobre a explosiva combinação de uma bebida de Cola com Mentos? Pois estes jovens autores da ideia têem agora um link com diversos vídeos sobre as suas outras experiências. De salientar novamente a Cola com Mentos, agora num evento que contou com a colaboração de 500 pessoas que resultou num recorde de "Geysers". Mas que doidices!

quinta-feira, agosto 16, 2007

Hearts-of-Space

O lema desta rádio é "música calma para tempos agitados". Conheço esta rádio há já vários anos e tem-me servido de música de inspiração para trabalhar ou mesmo para relaxar. São vários tipos de música: ambiente, contemporânea, electrónica, "new age", clássica e experimental. E sem interrupções. Infelizmente trata-se de um serviço pago, talvez mesmo dispendioso, mas de grande qualidade. Convido a experimentar (gratuito apenas ao Domingo!) e fazer umas buscas pela Internet sobre "Hearts-of-Space" e o seu fundador Stephen Hill, incluindo na Amazon, onde é possível encontrar diversas compilações desta rádio em CD e DVD.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Linha Alerta - Internet Segura

A missão do serviço Linha Alerta consiste no bloqueio de conteúdos ilegais na Internet e na perseguição e acusação criminal de quem publica este tipo de conteúdos. Para levar a cabo esta actividade, o serviço Linha Alerta disponibiliza ao público em geral um conjunto de meios através dos quais, e de forma totalmente anónima, é possível apresentar denúcias de conteúdos eventualmente ilegais. As denúncias recebidas são triadas e analisadas por operadores dedicados que lhes dão o devido seguimento: autoridade policial nacional ou congénere internacional. Numa primeira fase o serviço Linha Alerta compreende os seguintes conteúdos ilegais: pornografia infantil, apologia da violência e apologia do racismo.

http://linhaalerta.internetsegura.pt/

terça-feira, agosto 14, 2007

No mínimo é excêntrico

Ainda que de uma forma pitoresca, ou melhor, excêntrica de apresentar uma empresa (de salientar a largura de banda consumida para ver uma longa animação e daí para extrair algumas frases), esta tem uma forma original de aceitar Curriculum Vitae (CV) de candidatos. Sim estes só vão conseguir enviar o CV depois de solucionar um enigma. Esse desafio e o jogo AMNESYA é "pura semelhança"... (haverá plágio?) Mas não deixa de ser original.

http://www.excentric.pt/

Amnesya - um jogo que desafia a nossa mente

Decerto vai experimentar este jogo! O desafio é muito simples: com base na página actual tem de descobrir o endereço (URL) da página seguinte. Como? Através de pistas escondidas no texto, no código fonte da página, nas imagens, no som e em muitos sítios. Tem uma fase de tutorial que só por si já é um desafio!

http://www.amnesya.com/

P.S.: uma ajuda para a última etapa do tutorial: a vaca faz "mouuu"... depois vai perceber!

Como vai ficar o seu iPhone

Agora que tanto se proclama o mítico e tão ambicionado iPhone, já existem simuladores de como vai ficar o ecrã táctil do seu iPhone! Ora experimente (pode sujar e riscar à vontade...). Link inútil, mas interessante!

segunda-feira, agosto 13, 2007

Concurso Mangacurta

Magacurta.com é um concurso de design de t-shirts 365 dias por ano. Os desenhos enviados são pontuados e discutidos livremente durante 30 dias. Após este período são seleccionados os melhores para impressão em t-shirts mangacurta. Serão produzidas em séries limitadas e assinadas. Os autores dos desenhos vencedores são premiados.

sábado, agosto 11, 2007

Desafio: o Link MAIS Interessante

Desta vez proponho aos leitores dos Links Interessantes um desafio também ele interessante (mesmo que seja a primeira vez que visita este blog, ainda melhor!). E o desafio é responder a uma pergunta que me colocaram sobre o blog: "qual o link MAIS interessante até ao momento?". Venham daí sugestões! Podem escrever nos comentários! O arquivo conta com mensagens desde Agosto de 2005!

sexta-feira, agosto 10, 2007

Pixels Institucionais

Este link é tão insólito quanto o título. Consiste numa imagem gigante de 1000 por 1000 "pixels" (pontinhos que definem uma imagem digital) que conjuga diversos logos ou “placards” institucionais, de sociedade e associações, media e informação. Pode parecer confuso, mas revela-se também um desafio e talvez mesmo uma utilidade. Mas acima de tudo, original!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Aprender Salsa online

Gostaria de aprender a dançar Salsa ou aprender mais uns passos desta dança? Proponho um link com aulas de Salsa online em vídeos e alguns truques para melhor compreender este ritmo. Conta com fotos de eventos, aulas privadas e outros links interessantes sobre Salsa. Visite e aproveite para dançar!

http://www.salsalesson.com/...

terça-feira, agosto 07, 2007

Acéfalos

A primeira frase com que deparamos é a definição de "acéfalo", ou seja que não tem cabeça que não a tem distinta do resto do corpo ou ainda a quem falta o pensamento dirigente. Na prática é um conjunto de autores que se lembraram de fazer umas bandas desenhadas satíricas. Algumas mais interessantes do que outras.

segunda-feira, agosto 06, 2007

Música de borla, apenas com publicidade

Promete ser nos próximos tempos um dos destinos mais procurados pelos apreciadores de download de músicas. O mais interessante é não existir a Gestão de Direitos Digitais (DRM) e assim pode ouvir livremente os ficheiros de música e partilhar com os amigos. No entanto os artistas são pagos e os fundos vêm da publicidade que surge no princípio de cada música. Durante apenas escassos segundos. E ao fim de 4 semanas tem direito a essa música livre de publicidade. Mas se não pretende mesmo a publicidade, pode comprar a música como habitual. Deveras interessante!

http://www.we7.com/

domingo, agosto 05, 2007

Tudo sobre periquitos

Este sítio com tudo sobre periquitos está de volta. Ideal para quem seja criador ou que tenha estas aves exóticas como animal de estimação. E pode aprender como identificar a idade e o sexo dos periquitos, saber qual a alimentação aconselhada, ou mesmo iniciar à criacção destas aves. Dispõe ainda de outros links, fóruns, anúncios sobre periquitos e downloads.

http://periquitos.pt.vu/

sábado, agosto 04, 2007

Novidades interessantes sobre a tecnologia

Robots que transportam e abrem latas de cerveja, cães que falam Japonês, truques com a consola Wii, o iTop (iPod "crashado"), luvas para consolas de jogos, um e-mealheiro, animais USB, telemóvel "tijolo" com tecnologia 3G, joysticks "vela", relógios projectores de bolso, um "pacemaker DJ", memórias USB sandwich, iPod speaker à prova de água, telemóvel para o cão, destruidor de papel movida a energia de hamsters, ... Enfim todas as novidades da tecnologia e não só.

sexta-feira, agosto 03, 2007

Flores, flores e mais flores


















Colecção de pimavera, rosas, orquídeas, bouqet de flores, jarras de flores, cestos de flores, caixas de flores e isto tudo para as mais variadas ocasiões: amor e romance, aniversário, amizade, bebé, para desejar as melhoras, pêsames, felicitações e até mesmo flores para ... eles! Com serviço de entrega personalizado. Se não encontrar aqui uma flor de que goste, deve ser mesmo esquisito!

http://www.flores.pt/

quarta-feira, agosto 01, 2007

Associação Portuguesa dos Asmáticos

Um grupo de doentes asmáticos, com o auxílio de médicos especialistas (Imunoalergologistas e Pneumologistas), decidiu formar a Associação Portuguesa de Asmáticos (APA). Esta associação procura chamar a atenção dos doentes, profissionais de saúde e público em geral para a asma como um problema global de Saúde Pública. Este link tem respostas para as perguntas mais frequentes, tais como: os factores que podem desencadear as crises, as medidas para as evitar, o uso correcto da medicação, como melhorar o ambiente da sua casa, como combater os ácaros, o que fazer quando se é alérgico aos pelos dos animais, entre muitas outras querstões. Existem ainda benfícios para os sócios.